Movimento

Notícias do Movimento Social e Popular Jornal Inverta, Ed. 291 (02 a 08 de junho de 2001)

LUTA DE CLASSES

Coluna com resumo das principais notícias classistas no período. Jornal Inverta, Ed. 291 (02 a 08 de junho de 2001)

Servidores protestam contra privatização da Saúde

No dia 24 de maio, os funcionários do Hospital da Posse realizaram Assembléia e passeata em protesto ao consórcio da Saúde que está sendo implementado pelo Governo Garotinho e por FHC. Os manifestantes dirigiram-se ao local onde o prefeito de N. Iguaçu, os secretários de Saúde dos vários municípios da Baixada e o Secretário de Saúde do Estado inauguravam a Central de Internação e comemoravam o Consórcio.

Escola debate Audiovisual no país

Os meios de comunicação e o poder, os direitos autorais nos meios audiovisuais, as novas concepções de áudio, o sindicalismo e as profissões regulamentadas, a produção broadcasting e a independente, a edição linear e a não linear, as formas de arquivamento e pesquisa, a imagem digital e o cinema versus vídeo, estes foram os temas debatidos nos cinco dias da 1ª Semana de Áudio-visual da Escola Técnica Adolpho Bloch, a "I Bloch AV".

Trabalhadores da CEDAE lutam contra o neoliberalismo

Em uma Assembléia expressiva e participativa, realizada no dia 22 de maio de 2001, na sede do (SINTTEL), os trabalhadores, além de solidarizarem-se com os companheiros da Ligth que estão em greve por tempo indeterminado por conta das 400 demissões, decidiram continuar ajudando nos piquetes dos eletricitários.

Greve na imprensa nacional

Os servidores da Imprensa Nacional realizaram uma greve de 20 dias e sofrem perseguição política. O Inverta conversou com o diretor do Sindser (Sindicato dos Servidores Federais), Hermes Araújo, que nos falou que a greve foi em protesto à redistribuição de 253 servidores:

Educação: Sepe-RJ

No dia 23/02/01, os Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro realizaram passeata e posteriormente ato público com Assembléia na porta do Palácio Guanabara. O objetivo era cobrar do governo do Estado, o cumprimento do Plano de Carreira da categoria, promessas eleitoreiras feitas e não cumpridas pelo governo.