Internacional

Jornal Inverta, Ed. 291 (02 a 08 de junho de 2001)

Canadá, o genocídio por desprezo

A trágica situação torna ridícula e hipócritas as lições sobre direitos humanos dos povos aborígenes no Canadá. Starlene Gibson e Robert Shaw, um casal indígena do oeste do Canadá, compareceu no passado 2 de maio em um tribunal do seu país, acusados de negligência criminosa. Em 17 de agosto de 1999, um caminhão de serviços públicos da cidade matou seu filho, Leslie, 5 anos: ao fazerem as investigações no lugar do acidente os oficiais da polícia nem sequer indiciaram o motorista do caminhão, pelo contrário, prenderam os pais da vítima.

UE: França não quer federação

O presidente francês Leonel Jospin declarou que não apoiará a criação do bloco federativo proposto pela Alemanha, em que o Conselho da União Européia se transformaria num senado, considerando a proposta de uma federação européia de Estados-nações como inaceitável.

Paraguai em luta pela moradia

Em entrevista ao Movimento Pátria Libre, Raúl Marín, vice-presidente do paraguaio Movimento Sem Teto, declarou que o objetivo fundamental do movimento, desde 1998, é organizar e lutar para a legalização das terras urbanas ocupadas.