Cultura

Jornal Inverta, Ed. 291 (02 a 08 de junho de 2001)

Adeus a Alberto Korda

O fotógrafo cubano Alberto Diaz Korda, o criador da imagem mais universal do revolucionário Che Guevara, faleceu no dia 25 de maio em Paris, vítima de um ataque cardíaco, aos 72 anos de idade, segundo confirmação em Havana de fontes oficiais. O fotógrafo se encontrava na capital francesa em uma exposição individual.

O Brasil mestiço de Clara

Sob a direção de Gustavo Gasparani, esta é uma montagem que mostra várias fases da carreira de Clara Nunes, uma das maiores intérpretes da música popular brasileira de todos os tempos, a partir de seu repertório sempre voltado para as raízes da cultura brasileira.

Stoklos brilha em Havana

A atriz brasileira Denise Stoklos é excepcional, e o teatro realmente lhe vem a calhar, desde o texto, passando pela coreografia e direção, até a interpretação.

A luta contra a dominação cultural

Observa-se em nossa sociedade um vazio de políticas culturais nas instituições do Estado, cada vez mais reduzido e sem autonomia porque é sócio menor das nações imperialistas, tendo estas a política econômica do neoliberalismo e uma forte cultura de fascitização pela imposição de totalitarismo na mídia e em todas as demais formas de expressão artística música, literatura, artes plásticas, cinema, etc.

Apagões Culturais em Minas

Os produtores culturais e artistas fizeram, no dia 24, uma manifestação em frente à sede da Secretaria de Estado de Cultura, denunciando o baixo número de projetos aprovados e a discriminação para com os projetos do interior do Estado, pois, dos 363 projetos aprovados, 308 são da região central (Belo Horizonte e arredores).

MASP exibe pintura de vários artistas brasileiros

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) exibe entre os dias 22 de maio a 29 de julho de 2001 uma mostra de pintores brasileiros no período entre 1835 e 1945. São ao todo 130 telas de artistas nacionais, entre eles Lasar Segall, Tarsila do Amaral e ANita Malfati.

Entrevista com Domar Campos

Membro da Diretoria da ABI (Associação Brasileira da Imprensa) e do Conselho Editorial do Jornal Inverta, o jornalista e economista Domar Campos lança, pela Editora Inverta, Soberania, o Único Fator Escasso.

Sinfônica da Petrobrás no Municipal

A Orquestra Sinfônica Petrobrás Pró-Música, sob regência do maestro Roberto Tibiriçá apresenta o pianista Barry Douglas, no 3º Concerto da Série Especial no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no dia 4 de junho, às 20h30. No programa Mozart - A Flauta Mágica, abertura; Mozart - Concerto nº 19 para piano e orquestra e Rachmaninoff - Concerto nº3 para piano e orquestra.

Modernidade de Vianinha

A Cia. Toré de Teatro se apresenta na Sala Arte do TBC, com o texto “Mão na Luva” de Oduvaldo Vianna Filho. Montagem simples e funcional, utilizando com intensidade o trabalho do ator, sem aparato cenotécnico, com um brilhante jogo de luz, centrado no moderno texto de Vianinha, fragmentando a ação através de flashbacks, que nos remete ao cotidiano de um casal de classe média.