Cultura

Notícias do cenário cultural brasileiro Jornal Inverta, Ed. 290 (24 a 30 de maio de 2001)

Inverarte: Um encontro cultural, popular e revolucionário

Nestes dez anos de Inverta, temos procurado, através do Caderno de Cultura, divulgar a resistência cultural de nosso povo ao massacre ideológico que o imperialismo tenta em vão promover. Este Inverarte abre este ano os preparativos para a festa dos dez anos de luta e resistência do Jornal, na divulgação e incentivo do talento e da criatividade que sobra nos artistas-proletários que vivem segregados nas periferias.

130 anos da Comuna

Como parte da programação o Encontro Internacional sobre os 130 anos da Comuna de Paris, estão sendo realizadas em São Paulo e Campinas, até 27 de maio, várias atividades.

John Lennon em Havana

Esta estátua inusual de John Lennon é, desde fins do ano passado, uma atração para as pessoas que passeiam pelo parque que leva o nome do ex-Beattle, situado na rua 17, entre 8 e 10, no bairro havanês do Vedado.

Aquarela brasileira: 200 anos de arte

A partir do dia 21, o Centro Cultural Light apresenta a exposição “Aquarela brasileira”, organizada pelo professor Alberto Kaplan, que contará com 115 obras de artistas brasileiros e estrangeiros que pintaram em aquarela nos últimos dois séculos.

Quiromantes, magos e a leitura transformadora do mundo

Sobre a Bienal do Livro. “Ler” é a resposta de Karl Marx à pergunta de qual sua ocupação favorita, feita pelas filhas Jenny e Laura, num daqueles questionários que se costuma fazer para se verificar as preferências de alguém. Ler em voz alta para os filhos era outro hábito de Marx, como também reler todos os anos as obras clássicas de Ésquilo e Shakespeare.

Por que Shakeaspere está tão em moda?

Uma avalanche de adaptações das peças do dramaturgo inglês William Shakeaspere estão sendo apresentadas e representadas no circuito Rio-São Paulo. É uma verdadeira febre, que vão desde os clássicos eternizados, como Hamlet, Rei Lear, até comédias como “A megera domada”, e “Sonhos de uma noite de verão".

“Sonho de uma noite de verão” no Paiol

Pela primeira vez o texto de Shakespeare é destinado ao público infantil na forma de um grande musical. O que se vê é o deslumbramento de crianças e adultos envolvidos em história de fadas e duendes, universo mágico que no teatro, tem o poder de nos fazer sonhar e conscientizar-nos da magia que se vê no palco.

Sábado às cinco, em BH

Este é o novo Projeto do Centro de Cultura de Belo Horizonte (MG). Trata-se de “shows” que acontecerão sempre em um Sábado de cada mês e às 17:00 horas. Entrada Franca.