Surto de aftosa no RS faz antecipar vacinação

Sede de lucros e falta de inspeção estatal provocam dois focos comprovados da febre aftosa na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, nos municípios de Alegrete e de Santana do Livramento.

Surto de aftosa  no RS faz antecipar vacinação

Por: Lúcio Fernando


Existem dois focos comprovados da febre aftosa na fronteira do Rio Grande do Sul com a Argentina e o Uruguai, nos municípios de Alegrete e de Santana do Livramento.

Em Alegrete, foram detectados 30 casos de animais infectados e em Santana do Livramento são 15 animais com febre aftosa. Segundo informações da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul, serão distribuídos nove milhões de doses da vacina para que o rebanho seja imunizado. Uma das causas do surto de aftosa em território gaúcho foi a falta de inspeção sanitária nas fronteiras para que a endemia não se alastrasse para o estado, além do mau planejamento quanto à vacinação antecipada do rebanho.

O surto de febre aftosa em várias partes do mundo é sintomático, pode estar acontecendo uma queima do excedente do rebanho bovino mundial, já que o planeta está próximo de uma depressão, pois a maior economia mundial que são os Estados Unidos está em declínio.

O mercado internacional ficou pequeno para a maioria dos produtos, igual ao que aconteceu em 1929, em que somente uma guerra mundial foi capaz de resolver a crise de superprodução de mercadorias. O sacrifício de milhões de animais por causa da febre aftosa e do “Mal da Vaca Louca” é uma das maneiras de se ver livre do excedente da produção de gado.

O Brasil, que é um dos maiores rebanhos bovinos do mundo, com cerca de 160 milhões de cabeças, será um dos mais prejudicados nas suas exportações de carne, principalmente para a Europa e para a Ásia, que já suspenderam as suas importações de carne bovina brasileira. Isso irá pesar na balança comercial em mais de US$ 1 bilhão, que é o exportado pelo Brasil por ano do produto.

A briga entre o Brasil e o Canadá era apenas o prenúncio da guerra que estava por vir no mercado internacional. A contenda internacional entre o Canadá e o Brasil é o anúncio de que o mercado mundial está em declínio por causa da desaceleração da economia dos EUA, além da já debilitada economia do Japão, que não cresce há mais de dois anos, levando a Ásia a uma crise financeira mais violenta. Na América Latina, a maioria dos países já enfrentou a crise econômica. No momento, a Argentina, que também tem um surto de febre aftosa em seu território, está sendo afetada por uma crise econômica, que atingirá o Brasil dentro do Mercosul.

A crise da carne é apenas o início de uma série de pendências internacionais que terão que ser resolvidas pela OMC. Pelos estudos do próprio BIRD (Banco Mundial), grande parte das decisões de controvérsias na Organização Mundial do Comércio são favoráveis aos países desenvolvidos. Com a implantação da ALCA, será ainda mais fácil os EUA continuarem a sobretaxar os produtos dos países da América Latina, como o aço, o suco de laranja e os sapatos do Brasil, que é acusado de “Dumping” da maioria dessas exportações.