A rota da porcelana

Cerâmica e porcelana sempre foram considerados utensílios de grande utilidade para o povo. Além de Jingdezhen, a famosa “Cidade da Porcelana”, existem numerosos locais que merecem ser visitados na rota da porcelana pela China, onde se pode adquirir um profundo conhecimento de história milenar dos povos que viveram no país, além do prazer de apreciar obras magníficas. Neste artigo trazemos o exemplo das mais famosas porcelanas chinesas.

A rota da porcelana

Por: Beijing Informa



Cerâmica e porcelana sempre foram considerados utensílios de grande utilidade para o povo. A China é um país com uma longa tradição na produção de cerâmica e louça em geral. Apesar de que não é uma técnica reservada da China, o país é considerado como tendo a melhor cerâmica e a porcelana.

Além de Jingdezhen, a famosa “Cidade da Porcelana”, existem numerosos locais que merecem ser visitados na rota da porcelana pela China, onde se pode adquirir um profundo conhecimento de história milenar dos povos que viveram no país, além do prazer de apreciar obras magníficas. Neste artigo trazemos o das mais famosas porcelanas chinesas.


A porcelana de Jun

Esta porcelana é um dos cinco famosos exemplos da porcelana da dinastia Song (960-1279), nasceu em Yuzhou, na província de Henan. Como os registros dos antepassados desaparecem, a porcelana de Jun é conhecida por sua cor brilhante, um aspecto esplêndido, linda forma e um som nítido quando leva um suave golpe. Os imperadores das três diferentes dinastias feudais a consideraram um tesouro e ordenaram fabricar utensílios para uso real exclusivo. Desta maneira muito poucas peças de porcelana de Jun circulavam, disparando o seu preço com o passar do tempo.

A chave da particularidade da porcelana de Jun, se encontra num dos procedimentos de fabricação, chamado “transformação no forno”. Dentro da original mescla para a porcelana, o artesanato acrescenta uma quantidade adequada de cobre, e uma vez colocadas as peças no forno, controla cuidadosamente a temperatura interior que varia durante seu processo de cozimento, para obter diferentes desenhos e tons nas cores da superfície da porcelana. Como a “transformação no forno” não é totalmente determinada pela vontade humana, a criação de alguma bela peça de porcelana de Jun é um presente de sorte. Os belos desenhos e cores da porcelana surgem de forma natural, que até os especialistas artesãos não podem estimar.


Porcelana verde de Longquan

A porcelana verde produzida em Longquan, província de Zheijiang, é a primeira porcelana da China cheia de colorido. Os fornos de Longquan começaram a trabalhar no século X, convertendo-se em grande importância durante a dinastia Son do Sul (1127-1129).

Esta porcelana de Longquan aparece lisa e forte, e seus vidrados levam uma cor simples e brilhante. Na produção da porcelana verde água Linglong (delicado), se utilizam várias técnicas, tais como as de relevo e vazado que são combinadas para alcançar efeitos da transparência, semi-transparência e opacos. A porcelana de Longquan pode ser classificada como de uso diário, cópia clássica e a artística. Devido a sua pequena produção e seu complicado processo de fabricação, se encontra habitualmente a um preço muito alto.