Peru: 2000 presos políticos em greve de fome

Peru: 2000 presos políticos em greve de fome

Por: Cet. Cesar Vallejo, Peru


Campanha pela vida e integridade física do Dr. Abimael Guzman, Sra. Elena Iparraguirre e demais presos políticos e prisioneiros de guerra em greve de fome


Na segunda-feira, 16 de abril de 2001, foi reiniciada a greve de fome do Dr. Abimael Guzman, Sra. Elena Iparraguirre e demais prisioneiros do Presídio Militar da Base Naval de Callao (Peru). A esta medida aderiram os prisioneiros políticos e prisioneiros de guerra do Presídio de Miguel Castro Castro (Lima) e do Presídio de Mulheres (Chorrillos), Presídio Yanamayo (Puno), que somam aproximadamente 2.000 prisioneiros em greve de fome.

A medida de força se iniciou quando o delegado do governo interrompeu as negociações. Os presos políticos pedem ao governo que restitua um interlocutor válido e pedem solução política a suas exigências, dentre as quais destacam:

  • A nulidade de juízes por Tribunais Militares e juízes sem rosto. Revogação de prisão perpétua e restituição de benefícios penitenciários.
  • Direito à defesa e ao devido processo. Normas iguais para todas as penas sem excetuar a pena militar da Base Naval de Callao.
  • Solução política aos problemas derivados da guerra interna. Verdadeira democratização da sociedade peruana. Autêntica Comissão da Verdade, integrada também por representantes das duas partes e familiares dos prisioneiros de guerra.
  • Solidariedade com a luta dos prisioneiros políticos e prisioneiros de guerra no Peru.

Exigimos do Estado peruano Anistia Geral para os Presos Políticos e Prisioneiros de guerra do Peru, que sirva de base para uma futura reconciliação nacional.


   O INVERTA pede a todas as organizações de direitos humanos  e ao povo em geral adesão a esta campanha, enviando cartas às autoridades do governo peruano e organizações de DDHH.