Os Trabalhadores e o 1º de Maio: Valmir de Lemos (Índio)

ENTREVISTAS COM TRABALHADORES E TRABALHADORAS: Valmir de Lemos (Índio) (Pres do Sind. dos Ferroviários da Central do Brasil - RJ)

Os Trabalhadores e o 1º de Maio

ENTREVISTAS COM TRABALHADORES E TRABALHADORAS:



Valmir de Lemos (Índio)

(Pres do Sind. dos Ferroviários da Central do Brasil - RJ)

A Greve Geral como resposta ao projeto neoliberal

“Os ferroviários tradicionalmente são de luta, mas hoje é necessário organizar uma Greve envolvendo o conjunto dos trabalhadores, a exemplo da Argentina. O Neoliberalismo não deu certo, só no nosso país isto é novidade. Países como Inglaterra e outros estão estatizando suas empresas, os mesmos que impõem ao Brasil através do FMI, privatizações, demissões, recessão e a entrega do patrimônio público.

É importante a CUT, o movimento sindical investirem na Greve Geral, como resposta ao projeto neoliberal. O MST dá exemplo, temos que organizar os aposentados, os desempregados, o que resta dos trabalhadores de carteira assinada.

O caminho é o povo participar do poder. No socialismo, o povo participa da educação, da saúde, do emprego.

O governo do Rio decretou a cisão das empresas do trem e metrô, sem nos consultar. Estamos tentando através da CPI reverter as privatizações, isto traz uma preocupação a de construir um Congresso, independente de partido, tirar bandeiras de luta que alcancem a unidade contra o sistema que está aí e ter um enfrentamento com os governos federal e estadual que fecham com o neoliberalismo”.