Presidente chinês prevê maior cooperação com Venezuela

CARACAS - Os presidentes Jiang Zemin, da China, e Hugo Chávez, da Venezuela, se reuniram na segunda-feira, em Caracas, para análise das perspectivas econômicas e comerciais entre ambosos países.

Presidente chinês prevê maior cooperação com Venezuela

Cedido por: Agência de Notícias Xinhua


CARACAS - Os presidentes Jiang Zemin, da China, e Hugo Chávez, da Venezuela, se reuniram na segunda-feira, em Caracas, para análise das perspectivas econômicas e comerciais entre ambosos países.

Jiang Zemin afirmou que a China e a Venezuela têm uma perspectiva brilhante na cooperação agrícola e energética, pois se complementam em diversos aspectos econômicos. Afirmou que lhe agradou a sua visita de Estado à Venezuela e reiterou a Chávez o seu agradecimento pela hospitalidade dispensada pelo governo e povo venezuelanos.

Apesar da distância geográfica entre ambos os países, a China e a Venezuela contam com uma experiência histórica similar e uma amizade profunda que surge ao longo do processo de luta histórica, o que une estreitamente os seus povos, assinalou Jiang.

O presidente chinês explicou a Chávez a situação econômica chinesa, o desenvolvimento da reforma e abertura, o avanço da economia socialista de mercado, assim como a estratégia do desenvolvimento futuro da República Popular da China. Jiang Zemin reconheceu e felicitou Chávez por seus esforços e pelos triunfos do povo venezuelano na defesa da soberania, construção da economia nacional e impulso do desenvolvimento social. O mandatário chinês se mostrou convencido de que com os esforços conjuntos do povo venezuelano, serão obtidos maiores avanços no processo de desenvolvimento.

O presidente venezuelano Hugo Chávez reiterou as cordiais boas-vindas ao presidente chinês e agradeceu o apoio dado pelo governo e povo da China ao governo e povo venezuelanos. Esse tipo de apoio se reflete nos acordos bilaterais que serão assinados amanhã, e que contribuirão para o desenvolvimento econômico e social da Venezuela, disse Chávez.

O Chefe de Estado vene-zuelano se mostrou animado pela perspectiva do desenvolvimento das relações amistosas entre a Venezuela e a China. Chávez reconheceu que o povo venezuelano enfrenta certas dificuldades no processo de reforma e manifestou a confiança de que se seguirá adiante.

A Venezuela obteve avanços significativos no desenvolvimento da economia nacional, que está em vias de recuperação depois de muitos anos de recessão, acrescentou. Segundo Chávez, a Venezuela busca um papel mais ativo na arena internacional, e defenderá decididamente a sua soberania e independência em política externa. Afirmou que o seu país deseja consolidar a cooperação com a China, para alcançar um desenvolvimento econômico e social mais equilibrado na Venezuela.

Ambos os mandatários concordaram de que o encontro impulsionou ainda mais o entendimento recíproco entre ambos os países, aprofundou a amizade e fixou o caminho pelo qual se desenvolverão as relações bilaterais no futuro, o que estimulará as relações de associação estratégica que desenvolvem ambas as nações.

O presidente Jiang Zemin convidou Chávez a visitar a China em maio, o que foi aceito pelo mandatário venezuelano.

O presidente chinês chegou ontem a Caracas, durante a sua visita, ambos os governos assinarão 8 acordos nas áreas energética, cultural, mineral, e tecnológica, entre outros.