MST ocupa em Maraba fazenda de ex-deputado

Cerca de 600 famílias ocuparam ontem a fazenda Ideal, do ex-deputado estadual e atual suplente de deputado federal Olavio Rocha (PSDB). A fazenda fica a 18 km de Marabá, no sentido de São Domingos do Araguaia.

MST ocupa em Marabá fazenda de ex-deputado

Por: MST/Marabá

Cerca de 600 famílias, segundo números da coordenação, integradas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), invadiram ontem a fazenda Ideal.

O imóvel, de 1.583 hectares, é de propriedade do ex-deputado e atual suplente de deputado federal Olavio Rocha (PSDB) e fica a 18 quilômetros de Marabá, na margem direita da rodovia Transamazônica, no sentido de São Domingos do Araguaia. Uma área de preservação da fazenda é usada pela 23ª Brigada de Infantaria de Selva, com sede em Marabá, para treinamento de tropas.

As famílias de colonos sem-terra foram levadas para a área do acampamento em cinco ônibus e quatro caminhões. Entre os agricultores, muitas crianças. Todos foram recrutados nos municípios de São Domingos do Araguaia, São João, Marabá e outros municípios da região, segundo informou a O LIBERAL, “em Marabá, Francisco Moura, da coordenação regional do movimento. Ele não soube informar o número exato de pessoas que entraram para a mata. Esse pessoal começou a ser cadastrado ainda ontem e somente hoje, segundo Moura, o movimento já saberá o número exato de pessoas que estão no acampamento, entre homens mulheres e crianças.”

Para justificar essa no-va ocupação, Francisco Moura usou o mesmo discurso apresentado por outras lideranças em ocupações anteriores: a fazenda é improdutiva, está nas mãos de um latifundiário e a terra precisa ser usada para plantar arroz, feijão, milho, mandioca, entre outras culturas. Alegou ainda que a fazenda tem estradas trafegáveis e é de fácil acesso.