Raposa para vigiar o galinheiro

De olho na política 1: CPI da Corrupção

De Olho na política


Raposa para vigiar o galinheiro

Como medida derradeira para acabar com a CPI da Corrupção, FHC criou a Corregedoria-Geral da União e nomeou a procuradora aposentada Anadyr de M. Rodrigues para o cargo.

Anadyr estará ligada diretamente a FHC, tendo “status” de ministro de Estado e sua função é acompanhar os processos contra a União e agilizar as investigações junto à Receita Federal, por exemplo, sem ter que pedir autorização ao ministro da Fazenda. A corregedora fazia parte da Advocacia Geral da União e coordenava 18 autarquias e fundações federais.

Se fosse uma medida séria, a criação dessa Corregedoria, teria que levar em conta a última pesquisa sobre corrupção no governo que aponta: 87% dos entrevistados afirmaram que há corrupção nas esferas governamentais (municipal, estadual e federal) e nos 3 poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário.

A criação dessa Corregedoria foi mais uma medida de efeito para limpar as mãos do Governo Federal, tentar calar a oposição e cairá no esquecimento, como foi o pacote anticorrupção, lançado em 1999.