LUTA DE CLASSES

Coluna com resumo de notícias das lutas classistas no período

Luta de Classes - Luta de Classes - Luta de Classes - Luta de Classes - Luta de Classes


A Luta pela Campanha Salarial Unificada


Está prevista a Marcha a Brasília, no próximo dia 5/4, com participação das diversas categorias em luta. Segundo o informe da coordenadora da CUT-RJ, participarão todas as categorias em luta, e a manifestação faz parte do calendário de luta que tem por objetivo resgatar bandeiras históricas da categoria, o expurgo do FGTS, o salário mínimo do DIEESE.

Farsa Sindical lança cupons fura-1º-de-Maio


A Força Sindical, em sua incansável tentativa de destruir o dia internacional de luta dos trabalhadores, lançou em São Paulo cupons fura-1º de Maio.

Procurando um mecanismo para transformar o dia de luta por reivindicações trabalhistas e de unidade dos trabalhadores para melhorar de fato sua condição de existência, a Farsa (que seria o nome mais apropriado) Sindical distribuirá 3 milhões de cupons fura-1º de Maio, numa tentativa de enganar a classe operária com o sorteio de carros e apartamentos para resolver os seus, e de sua família, problemas econômico-trabalhista. Daonde apareceu o dinheiro para a compra ou quais são os “doares” dos 10 carros e 5 apartamentos ainda continua sendo um mistério...

SEPE-RJ propõe paralisação em 6/4


Dia 6/4 haverá paralisação e Ato Relâmpago no Largo do Machado, Guanabara, cujo objetivo é abrir canal de negociação com o Governador que se recusa a dialogar com a categoria, que reivindica o fim do Projeto Nova Escola, o descongelamento do Plano de Cargo e Salários dos funcionários e dos professores e a paridade e o fim da política de gratificações do Governo Garotinho.
Dia 7/4, na rua da Ajuda, n.º. 5, haverá ato dos Aposentados na Secretaria de Educação.

Metalúrgicos da CSN querem 36%


Em 30/3/01, às 14 horas, teve início as primeiras negociações entre os meta-lúrgicos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), em Volta Redonda, Rio de Janeiro, e a empresa. Segundo o presidente do Sindicato da categoria, Carlos Henrique Perrut, “esse primeiro encontro será apenas para entendimento da pauta, que tem 15 itens, entre eles a reivindicação de 36,64% de reajuste salarial com base nos acumulados no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) dos últimos três anos”. Avalia que as negociações devem ser difíceis e não está descartada a possibilidade de greve, caso a CSN não concorde em dar o aumento salarial. Outras reivindicações da categoria são: melhoria do plano de saúde, insalubridade para todos independente da área de trabalho, pagamento que a CSN tem com a CBS Previdência, outras cláusulas sociais como bolsas de estudo para os filhos dos funcionários no terceiro grau e gratu-idade para os filhos dos funcionários que cursam até o ensino médio.

Caminhoneiros da Mauá em greve


Cerca de 150 caminhoneiros da Indústria de Cimento Mauá, localizada no “polo cimeenteiro’, município de Cantagalo/RJ, estão em greve desde janeiro, pois a empresa se nega a reajustar para 18% o percentual sobre o valor da mercadoria transportada, apesar do aumento do óleo diesel que é utilizado pelos trabalhadores e pagos pelos mesmos.
A empresa tem lançado mão de trabalhadores autônomos de outros estados - São Paulo e Espírito Santo - e tem pago a estes o valor superior ao reivindicado pelos trabalhadores que vivem na localidade.

Taxistas de Nova Friburgo


Em 30/3/01, taxistas de Nova Friburgo realizaram manifestação em frente ao Palácio Barão de Nova Friburgo, sede do governo municipal, onde exigiram da prefeita, Saudade Braga, regulamentação da Lei Orgânica de 1983, que prevê a lotada para os taxis. As insatisfações dos trabalhadores remontam desde o final do ano passado, porém, segundo participantes do mesmo, a expectativa com a instalação da nova administração contribuiu para que não protestassem naquele momento. No entanto, há cerca de 30 dias os trabalhadores vêm tentando ser recebidos pela prefeita sem êxito e decidiram agir.