Muito estimados companheiros do PCML!

Em agosto de 2000, mais de 40 organizações anti-imperialistas, revolucionárias, anti-globalização e de libertação nacional se reuniram em um encontro anti-imperialista. Carta do Comitê Preparatório do Campo Antiimperialista 2001.

Muito estimados companheiros do PCML!

Carta de Guilherme Zeiler
pelo Comitê Preparatório do Campo Antiimperialista 2001



Em agosto de 2000, mais de 40 organizações anti-imperialistas, revolucionárias, anti-globalização e de libertação nacional se reuniram em um encontro anti-imperialista.

Convocado por mais de 70 organizações de todo mundo o Encontro foi um grande êxito e entre todos despertou o interesse de seguir com esta experiência de coordenação básica entre as organizações anti-imperialistas, populares e revolucionárias. O Encontro Antiimperialista de 2000 em Assis permitiu um intercâmbio produtivo e valioso entre as organizações de diversos países em estabelecer contatos para ações de protestos e lutas coordenadas.

A partir de Assis, formou-se uma estrutura básica que se propõe a avançar na coordenação anti-imperialista a partir de passos iniciais que se acordou numa reunião de conclusão.

Sabemos que o movimento anti-imperialista ainda está em seus primeiros passos no sentido de criar uma estrutura de Frente Anti-imperialista Internacional que possa enfrentar a globalização capitalista. Mas a resistência está crescendo, como temos visto recentemente na Palestina com uma nova Intifada que questiona a Nova Ordem Mundial nos países árabes, com a luta popular e revolucionária na Colômbia contra a invasão ianque do Plano Colômbia ou com a destituição do presidente corrupto das Filipinas pela mobilização das massas.

Também segue desenvolvendo-se o movimento anti-globalização com os protestos de Praga, de Biarritz e de Davos. Nós anti-imperialistas temos muita responsabilidade internacionalista e muito trabalho em todas essas lutas, para reconstruir um projeto revolucionário alternativo à globalização imperialista, que nos una e fortaleça.

Pensamos que há muita necessidade de voltar a organizar um grande Encontro Anti-imperialista Internacional para seguir avançando no caminho que tomamos com o Encontro de Assis.

Por isto, queremos convidá-los a aderir à convocatória para o Encontro Anti-imperialista de 2001 e a participar no Encontro, entre 28 de Julho a 4 de Agosto na Itália.

O programa provisório do Encontro percorre muitos temas urgentes da luta anti-imperialista e contra a globalização. Também queremos convidá-los para participar nos debates, nas mesas redondas e nos fóruns, para que se possa recolher experiências de luta de diferentes organizações, realidades sociais e partes do mundo.

Pedimo-lhes para comunicar à direção do Campo Antiimperialista:


1. Se apoiarão o chamado para o Encontro Anti-imperialista

2. Se podem participar do Encontro

3. Se desejam participar num fórum ou numa mesa redonda.


Aguardando sua resposta nos despedimos com uma saudação anti-imperialista,


Guilherme Zeiler
Comitê Preparatório do Campo Antiimperialista 2001