Obama anuncia mudança da política para Cuba

Obama fez pronunciamento histórico indicando fim de injustos castigos impostos pelos Estados Unidos ao povo Cubano

Em sua fala Obama comprometeu-se a terminar com uma abordagem defasada e que iniciará a normalização da relação entre ambos os países.

Ele recordou que há 35 anos os Estados Unidos mantêm relações com a China, um país muito maior e que também é governado por um partido comunista.

Também afirmou que instruiu o secretário de estado, John Kerry a participar de negociações bilaterais para restabelecer os laços cortados desde 1961, com vistas a que ambos os países abram embaixadas.

Além disso, Obama reconheceu a importância do envio de centenas de trabalhadores da saúde à África para combater o surto de Ebola e disse acreditar que agentes de saúde de ambos os países podem atuar lado a lado.

Ele também determinou que sejam dados os passos necessários para que Cuba seja retirada da lista de nações que Washington considera patrocinadoras de terrorismo.

Outro ponto importante foi o anúncio de que suavizará as restrições econômicas contra Cuba, facilitando as transações financeiras e o comércio entre ambos os países e que permitirá que os estadunidenses viagem livremente à ilha. Porém ele afirmou não ter autoridade para acabar com o embargo (como afirmava não ter antes autoridade de libertar os 5 heróis), mas comprometeu-se a pressionar o congresso a fazê-lo.