Fora Exército das Favelas

Matéria que focam a violência e a guerra social imposta aos trabalhadores pelas classes dominantes.
Água e óleo, sol e peneira

Água e Óleo. Sol e Peneira. Essas máximas são cada vez mais evidentes entre as instituições repressivas e os pobres. Depois que o comandante em chefe dos capitães do mato (primeiro modelo de polícia no Brasil), Domingos Jorge Velho matou Zumbi dos Palmares, o governador de Pernambuco, Caetano de Melo e Castro, faz o primeiro projeto para o setor de segurança pública. O propósito, do projeto, era aproximar os capitães do mato, com os que sobraram, após a matança que destruiu Palmares.

Mobilização e Orçamento das forças militares

Esta é uma região que esta envolvida em vários processos políticos, desde luta de esquerda travada pelas FARC da Colômbia, contra o governo de Uribe e como as mudanças políticas desenvolvidas através das urnas, no caso da Venezuela e da Bolívia, que juntas tentam impor uma política social e igualitária para o seu povo, porém, diante de cenário político que se espalha nas fronteiras brasileiras, também ocorre dentro do Brasil uma movimentação no tabuleiro do xadrez, onde os quartéis militares se deslocam do sudeste e se espalham pelo Sul, Centro-Oeste e pelo Norte.

Camarada Vicente Gonçalves, presente!

Homem do povo com toda sua valentia, um dos mais ilustres filhos da classe trabalhadora era também boêmio e, reza a lenda, cantava serenatas junto a Juscelino Kubitschek, para quem sua mãe trabalhava desde sua infância. Grande contador de histórias, era também uma enciclopédia viva sobre a cultura e as mais ilustres figuras de Belo Horizonte desde a década de 1940.

“Pela vida, contra a tortura e o extermínio!”

O INVERTA conversou com Cecília Coimbra, presidente do Grupo Tortura Nunca Mais-RJ, que há 23 anos luta contra a política de extermínio e repressão. Cecília fala sobre a criminalização da pobreza e sobre o treinamento dos militares marcado pela violência presente na política de segurança pública relacionando-os com os atuais episódios ocorridos no Rio de Janeiro.

Cadeia para o excesso de pobres no Brasil?

Mesmo um olhar rápido pelas estatísticas do IBGE sobre a população jovem no Brasil pode demonstrar a todos o que os arautos da fé neoliberal querem escamotear quando tratam da mudança da composição da sociedade brasileira: o malthusianismo social e o darwinismo econômico (os mais fortes sobrevivem e o que é demais na população é sobra)

Eis o Carnaval!

Texto escrito por Marcos Roberto sobre o engodo do carnaval capitalista. "Enquanto correm os folioes, correm os ambulantes vítimas da exploração".

Filhos da revolução

A Juventude 5 de Julho, na Coluna Voz Rebelde, mostra todo o seu vigor na luta pelo comunismo que ao contrário do que dizem os veículos de imprensa burguesa não acabou. Os povos de vários continentes estão se levantando contra a ordem capitalista e resgatando as idéias jovens da igualdade e da solidariedade pregadas pelo socialismo em todo o mundo.

A coragem de uma mãe

Mais um caso de assassinato chocou a população das comunidades pobres do Rio de Janeiro. A morte, em 2/4, de Eduardo de Jesus por um policial militar no Complexo do Alemão mostrou como é falha a política de segurança pública na cidade baseada nas UPPs (Unidades de Polícias Pacificadoras). A mãe do menino mostrou coragem ao acusar um PM de ter atirado na criança. O número de mortos pela polícia do Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto de Segurança Pública, cresceu 40% entre 2013 e 2014, de 416 para 548.

Chamamento ao Congresso Nacional de Lutas contra o Neoliberalismo

Chamamos todas as lutadoras e lutadores do povo brasileiro para a construção do Congresso Nacional de Lutas contra o Neoliberalismo (CNLN) para com ele pôr em prática a necessidade histórica de nossa união, resistência e para empreendermos uma marcha imparável na direção da soberania, dignidade e verdadeira liberdade de nosso povo

Iván Márquez: "Nosso objetivo é a paz"

Em entrevista inédita, Iván Márquez, do Secretariado do Estado Maior e Central das FARC-EP, fala sobre a importância do intercâmbio humanitário, o papel de Chávez nas negociações pela paz, a atitude antipatriótica e criminosa de Uribe e afirma o objetivo de "construir um novo país, onde haja a verdadeira democracia, em que o soberano seja o povo, e que acabe a injustiça que está matando os assalariados de fome e produzindo lucros para as empresas e investidores internacionais".

Pobres são os mais desempregados

O modo de produção capitalista leva sempre à miséria, às torturas do trabalho e a todo tipo de degradação para os trabalhadores.

Jornal Inverta, 19 anos de luta pela Revolução Comunista no Brasil

Foi realizado no dia 4 de setembro, no teatro Noel Rosa, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Sexto Seminário Internacional de Luta Contra o Neoliberalismo em comemoração aos 19 anos do jornal Inverta, aos 18 anos do trabalho de reimpressão e distribuição no Brasil do jornal Granma internacional, órgão oficial do governo revolucionário de Cuba, no Brasil, aos 6 anos do acordo Inverta/Prensa Latina e 3 anos do capítulo Brasil Luiz Carlos Prestes do Movimento Continental Bolivariano.

Quem faz o movimento?

Neste mês entrevistamos um antigo militante do movimento comunista nacional, Waldemiro Pereira da Silva. Ele ingressou na luta pela classe operária ainda jovem, para nunca mais abandoná-la.