Editorial

17 de Abril, Dia Internacional de Luta Camponesa

No dia 17 de abril de 1996, policiais militares chegaram a um acampamento de 1.500 trabalhadores sem terra, na chamada “curva do S”, entre Eldorado dos Carajás e Marabá, no Pará. Dezenove trabalhadores foram assassinados e outros 69 ficaram feridos. A matança fez o Brasil figurar nas manchetes nacionais e internacionais.

a corrida eleitoral foi lançada

No fim das contas, são mercenários democratas ou sociais oportunistas num grande espetáculo para enganar e, fundamentalmente, neutralizar a classe operária revolucionária: do PT ao PSDB, do PCdoB ao PFL ou PPB, de Aloísio Mercadante ou Eduardo Suplicy à Pedro Malan ou Ermírio Fraga, de Marta Suplicy à Mário Covas ou Geraldo Alckmin.

Governo FHC: corrupção e sucessão

Num cenário de denúncias de corrupção que envolvem o Governo Federal; os maiores índices de rejeição do governo de FHC e seu projeto neoliberal; a maior desvalorização da “moeda forte”, o real; e o imenso contingente de brasileiros desassistidos nas suas necessidades elementares, cerca de 54 milhões de compatriotas, foi dada a largada para a disputa presidencial/ 2002.

CPI da Corrupção Já!

A oposição conseguiu as 27 assinaturas necessárias para instalar a CPI da corrupção no Senado, proposta apoiada por 84% dos brasileiros, cujo objetivo é investigar o mar de denúncias de corrupção que tomou conta do país nos últimos tempos.

Carlos Dafé - Lenda viva do soul samba carioca

Entrevista com Carlos Dafé; de família de músicos, pai multi-instrumentista e mãe poetisa, nasceu em Vila Isabel lá pelos idos de 1947, foi batizado na igreja de Cosme e Damião, batismo da morte como diz Dafé, a história era a seguinte: “batiza ele logo porque ele já está para morrer”.

Only You (Somente você)

A peça provoca nossos sentimentos mais íntimos e vasculha nosso passado de lutas, de espera, de atitudes mais verdadeiras, uma esperança para quem quer reviver apesar de tudo.

SOS Lapa: A Cultura Pede Socorro

O bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, tem forte tradição de fomentar a cultura na cidade, mas o patrimônio público sob a guarda da Rio Providência, quer que os atuais ocupantes, se quiserem permanecer no local, paguem o "preço de mercado".

China: País decide alcançar as metas do X Plano Quinquenal

O premier chinês Zhu Rongzi pediu aos cidadãos de seu país que trabalhem mais duro para cumprir a quarta sessão da Nona Assembléia Popular Nacional (APN). Zhu escutou opiniões e sugestões sobre o desenvolvimento da agricultura feitas pelos deputados à APN por sua província natal.

Depois de Kosovo, Macedônia

Trechos de entrevista com Michel Collon, do Partido Trabalhista da Bélgica, sobre a situação nos Balcãs. Collon denuncia e desmascara as versões da mídia sobre os verdadeiros objetivos das guerras promovidas pelos Estados Unidos nos Balcãs, onde a OTAN tem cumprido o papel de braço armado dos interesses norte-americanos.

Continua busca de piloto chinês

Seguem os intensos esforços de busca para encontrar o piloto chinês desaparecido, que pilotava um avião de combate da China abalroado por um avião militar estadunidense, segundo informado na segunda-feira à noite pelo porta-voz da chancelaria chinesa, Sun Yuxi.

China protesta junto aos EUA

China formula proposta solene contra EUA sobre abalroamento pelo avião militar de vigilância estadunidense de um avião de combate chinês sobre o Mar da China Meridional.

Entreguismo e perda de soberania na Amazônia

Foi assim com o subsolo, as jazidas minerais e o patrimônio da Vale do Rio Doce, com as telecomunicações, com as siderúrgicas, com as ferrovias, com a indústria aeronáutica, com a navegação de cabotagem, com o setor financeiro bancário, com as hidrelétricas, com as empresas estaduais de saneamento básico, incluindo a captação, tratamento e distribuição de água potável, e , pasmem, agora, porque tudo, tudo mesmo, e sempre mais alguma coisa é possível com esse desequilibrado e vendilhão Fernando Henrique, chegou a vez da Amazônia.

Medidas de Cavallo afetam Mercosul

Algumas medidas do Ministro da Economia da Argentina, Domingos Cavallo, poderão afetar as exportações do Brasil no Mercosul. Os setores mais atingidos serão: calçados, têxteis, auto-peças e papel.

Bush endurece com FHC sobre ALCA

Viagem de FHC aos EUA é inútil e não resulta em acordo sobre a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas) - que os norte-americanos antecipar para 2003, enquanto o Brasil quer que se siga o cronograma que estabelece a implantação da ALCA em 2005.