Notícias

Conferência dos 60 Anos do Movimento dos Não-Alinhados

No dia 10/02/21, teve início a Conferência Internacional A ascensão da Ásia na história e Perspectiva Global – 60 anos depois de Belgrado: qual não-alinhamento em um mundo multipolar e para um futuro global?, que marca 60 anos de história do movimento que desempenhou papel essencial na história de luta e independência dos povos durante o século XX.

Segundo turno para a esquerda equatoriana

Este domingo, 7 de fevereiro, foram realizadas eleições presidenciais no Equador. Depois de 30 dias de campanha, as pesquisas apontavam ao candidato Andrés Araúz, representante de Rafael Correa, e ao banqueiro Guillermo Lasso em primeiro e segundo lugar respectivamente. No entanto, novamente as empresas de pesquisa foram as grandes perdedoras.

Contra o genocídio do Povo Brasileiro, Vacina já para todos!

Hoje, 1 de fevereiro de 2021, durante todo o dia o Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo realizou manifestações dos seus comitês de lutas em vários estados e cidades com o objetivo de exigir do governos federal, estaduais e municipais a imediata disponibilização para todos da vacina contra a Covid-19, que vitimou nacionalmente mais de 224 mil mortes em consequência da pandemia.

NOTA DE REPÚDIO

O Partido Comunista Marxista-Leninista Brasil repudia veementemente o anúncio por parte da administração de Donald Trump que inclui a República de Cuba na lista de Estados patrocinadores de terrorismo. Concordamos com o Ministério de Relações Exteriores de Cuba ao classificar essa “qualificação fraudulenta” como um “ato cínico e hipócrita” por parte de um governo “moralmente falido”.

Segundo Turno das eleições de resistência ao golpe e ao fascismo!

As eleições municipais de 2020 acontecem no momento em que a Crise Orgânica do Capital foi acelerada pela crise sanitária desencadeada pelo vírus Sars-Cov 2 e devem ser aproveitadas para avançar na luta contra o golpe e o fascismo. Por mais que o governo queira dar sinais de certo recuo na sua ferocidade, não podemos piscar o olho.

Nota do CNCN: 20 de novembro, dia de luta contra o racismo e contra as atrocidades do neoliberalismo!

Na semana da consciência negra os crimes contra o povo preto se intensificam no Brasil. Ontem, dia 19 de novembro, João Alberto Silveira Freitas, 40 anos foi espancado até a morte por um policial militar (terceirizado – funcionário contratado pela Brigada Militar por tempo determinado) e por seguranças do Supermercado Carrefour, na zona Norte de Porto Alegre, mais um preto da classe trabalhadora é assassinado no Brasil.

Eleições de resistência ao golpe e ao fascismo!

As eleições municipais de 2020 acontecem no momento em que a crise orgânica do capital foi acelerada pela crise sanitária desencadeada pelo vírus Sars-Cov 2 e devem ser aproveitadas para avançar na luta contra o golpe e o fascismo. Conheça os candidatos apoiados e indicados nesta eleição 2020 pelo PCML.

Viva Chile!!!!! América Latina vibra com vitória do povo chileno

O Povo chileno decidiu no dia 25 de outubro de 2020, enterrar a Constituição do ditador Pinochet. 78,24 por cento dos eleitores do plesbicito que abriu o caminho para a nova constituição da Carta Magna do país. Na capital do país, uma multidão foi às ruas festejar um novo começo, o grito que estava no peito de milhares de pessoas ecoou forte da Praça da Dignidad, para todo o Chile.

Candidato do MAS triunfa nas históricas eleições bolivianas

O candidato presidencial boliviano ao Movimento ao Socialismo (MAS), Luis Arce, venceu as eleições gerais da Bolívia com 52,1% dos votos, anunciou hoje o pesquisador Ciesmori para a Unitel. De acordo com os resultados das pesquisas, relatados quase quatro horas após o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), em segundo lugar está Carlos Mesa da Comunidade Ciudadana com 31,5% dos votos, e Luis Fernando Camacho de Creemos, em terceiro lugar com 14,1%.

O discurso de Bolsonaro na ONU

Na abertura da 75ª Assembleia das Nações Unidas realizada virtualmente devido à pandemia da Covid-19, o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, fez um chamamento pela liberdade religiosa em todo o planeta e pela unidade dos cristãos para combater o que ele chama de “Cristofobia” em escala global, tergiversou sobre a crise sanitária no país, com a pandemia e a trágica queimada que assola o Pantanal. O anacronismo do discurso do atual presidente do país foi uma aberração a olhos vistos no Brasil e no mundo.

CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE AOS PROFESSORES E ESTUDANTES DA UNILAB/ CEARÁ

Vimos por meio desta CARTA ABERTA DE SOLIDARIEDADE expressar o nosso apoio aos colegas professores do Institutos de Humanidades (IH), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab/Ceará), que estão sofrendo perseguição em razão de apoiar e participar de manifestações contrárias ao CANCELAMENTO do Edital 29/2019, que tinha como objetivo regulamentar a ocupação de vagas ociosas no curso de Bacharelado em Humanidades para estudantes Transgêneras/os e Interssexuais, em julho de 2019.

Não ao PL 529! #ficaItesp

O jornal Inverta conversou com a companheira Patrícia Scalli, trabalhadora do Itesp, sobre o pacote de retrocessos do PL 529 do governador João Dória. A antropóloga que trabalha há 19 anos na Fundação do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp) com o reconhecimento e titulação de terras quilombolas, demonstrou muita preocupação ao falar do projeto tucano.