EDIÇÃO 515

Para onde caminha a humanidade?

A cada dia aumenta um sentimento compartilhado de desesperança e medo, confusão e violência, nutrido por imagens e discursos que passam a dominar os noticiários, as conversas e as ideias da população em geral. Às disputas violentas tão próximas à nossa realidade – a resistência no campo e na floresta contra a sede do lucro garimpeiro, madeireiro, farmacêutico, agroindustrial; ou a mera sobrevivência urbana resistindo à disputa territorial entre tráfico, milícias e polícia –, somam-se as guerras em que figuram elementos neonazistas (Ucrânia) e fascistas (Israel); o exército americano atuando nos 50 estados dos EUA para conter mobilizações contra a política migratória de Trump; e o temor ao fim da vida humana no planeta, seja pela hecatombe nuclear ou pela ruptura do delicado equilíbrio ecológico que hoje nos sustenta.

Brasil resgatou 66 mil do trabalho escravo em 30 anos

O Brasil reconhece oficialmente, desde 1995, a existência de formas análogas à escravidão no país. Nesse período, as 8,5 mil fiscalizações do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgataram 66 mil trabalhadores. A Secretaria de Inspeção do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) garantiu, desde 2003, o pagamento de mais de R$ 157 milhões em verbas rescisórias e trabalhistas às vítimas nesse período.

Distribuindo comida, vivendo com fome: a greve dos invisíveis

Nos últimos três meses, a categoria dos entregadores de aplicativo voltou às ruas para reivindicar o básico: melhores condições de trabalho e o direito de se alimentar dignamente. A greve nacional ocorrida em 1º de abril de 2025 evidenciou a crescente dependência social desses serviços e o descaso das empresas com quem realiza o trabalho de entrega.

Diplomacia Multilateral do Vietnã: Uma Jornada de Integração Global e a Marca no BRICS 2025

Enquanto o Brasil se prepara para sediar a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro, nos dias 6 e 7/7/ 2025, o Vietnã, como o décimo parceiro do BRICS, destaca-se como um exemplo vibrante de habilidade e dedicação na diplomacia multilateral, trabalhando para construir um mundo pacífico, justo e próspero. Sua presença além de marcar um novo passo em sua trajetória de integração internacional, reflete seu compromisso em abordar desafios globais, do desenvolvimento sustentável até a resposta às mudanças climáticas.

Os três grandes crimes do capitalismo: roubar, assassinar e mentir

Uma inscrição no centro do Lago Titicaca recomenda que a humanidade não roube, não assassine e não minta. Se esses slogans fossem aplicados, a humanidade viveria de forma muito diferente: sem exploração humana, o roubo perpetrado pela burguesia; sem guerras imperialistas, que assassinam para que as multinacionais roubem os recursos naturais e sem mentiras, repetidas mil vezes para fazer as pessoas acreditarem que as multinacionais. Leia o artigo de Quim Boix I Llich, sobre a relevância da formação sindical para todo sindicato da classe trabalhadora.

Por que o Congresso Nacional se tornou adversário do Executivo?

Após os primeiros meses de 2025, onde se iniciavam e desenvolviam as formas de julgamento das jornadas proto fascistas do Bolsonarismo e seus aliados que culminaram no 8 de Janeiro de 2023, a reação organizada na Câmara e no Senado, lutaram para travar todos os projetos de lei que seriam encaminhados para serem apresentados.

Cúpula de Chefes de Estado do BRICS 2025

A Cúpula de Líderes será realizada entre os dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro (RJ), com a participação de representantes dos países-membros do BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia e Indonésia, que passou a integrar o grupo em janeiro de 2025.

Se agrava crise da educação na capital paulista

A educação paulistana enfrenta grave crise e não é de hoje. Desde de 2024, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) vem avançando na implementação de medidas contrárias aos interesses dos servidores de educação. No ano atual, após sua posse, e ainda, com a nova composição da bancada dos vereadores, continuou e avançou nas deliberações no sentido da privatização da educação em São Paulo.

União dos Povos Indígenas do Javari homenageia Bruno e Dom Phillips

A União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) homenageou, no dia 5/06/2025, a memória do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, assassinados há dois anos na Terra Indígena (TI) Vale do Javari, na região amazônica. Na cerimônia, foi também lançado um manifesto, assinado pela Univaja e mais 49 entidades, cobrando ações urgentes para proteção dos “guardiões da floresta”.

Para “Pepe” In Memoriam

Em 13 de maio de 2025, morreu um dos últimos comandantes vivos do Movimento de Libertação Nacional Tupamaro (MLN-T) do Uruguai. José “El Pepe” Mújica, membro do Comando Central Tupamaro, ex-refém da ditadura uruguaia, deputado e ex-presidente da República Oriental do Uruguai. Mas além desses títulos, o que mais era o “Pepe”, como os uruguaios e milhões de pessoas ao redor do mundo o chamavam carinhosamente?

80 anos da vitória da URSS contra o fascismo!

Era madrugada de terça para quarta-feira, milhões de vozes gritavam em uníssono “URRA!” quando o mundo soube da rendição total e capitulação da Alemanha nazista à União Soviética e aos Aliados Ocidentais. Foi em 9 de maio de 1945 que terminou a Grande Guerra Patriótica, o que no Ocidente conhecemos como Segunda Guerra Mundial.

PCML(Br) condena ataque de Israel ao Irã

O Partido Comunista Marxista Leninista – Brasil (PCML-Br), condena o violento ataque não provocado contra as instalações nucleares da República Islâmica do Irã perpetrado pelo estado sionista e genocida de Israel, um ato de guerra injustificado e inconsequente com potencial de escalar ao nível nuclear e à esfera global.