INVERTA 512

5 de julho de 2024, Histórica Assembleia

Fundada a Associação do Congresso Nacional de Lutas contra o Neoliberalismo em São Paulo! no dia 5 de julho de 2024, no formato híbrido. A assembleia ocorreu em local e data históricos para o povo brasileiro.

ROGÉRIO LISBOA E O RETROCESSO DA ESCOLA PÚBLICA EM NOVA IGUAÇU SALAS DE AULA SUPERLOTADAS

Durante os dois mandatos de Rogério Lisboa como prefeito de Nova Iguaçu, as escolas públicas e, consequentemente, a educação pública de um modo geral sofreram inúmeros retrocessos. A desvalorização dos profissionais da educação e a destruição das condições para a realização do trabalho pedagógico nas escolas avançaram a passos largos, nos últimos 7 anos, incidindo diretamente na qualidade do ensino oferecido aos estudantes da nossa cidade. Sem vontade política para solucionar os problemas da educação e para dar tratamento à pauta de reivindicações da categoria, o prefeito Rogério Lisboa opta por não dialogar e não recebe o sindicato. Em outubro, completaremos 6 anos, desde a última audiência entre a direção do Sepe Nova Iguaçu e o prefeito

O Brasil de volta ao centro da geopolítica mundial

A Crise Orgânica do Capital conduzida ao ápice pelas novas tecnologias transfigurou-se de crise de acumulação de riqueza e poder, em crise ambiental e de transição do modo de produção. A ciência aplicada de forma generalizada na tentativa de manter a acumulação, chegando ao domínio da vida global, rompeu os limites físico-temporais necessários à produção da mercadoria, transformando-se de força produtiva protagonista e principal ferramenta de contra-tendência, em força destrutiva, constituindo-se o cenário de crise ambiental que conduz os recursos naturais à condição estratégica do novo desenho geopolítico.

A Crise Orgânica do Capital e a relevância estratégica da América Latina

A atual conjuntura de Crise Orgânica do Capital e de ruptura da ordem unipolar hegemonizada pelos Estados Unidos conduz a América Latina a uma posição estratégica na geopolítica mundial, reunindo condições historicamente únicas que nos permitem reviver os sonhos de Martí, Bolívar e Artigas; e (por que não?) de Fidel, Chávez e Prestes. A incapacidade da OTAN se sobrepor à Rússia na Guerra da Ucrânia – mesmo com os rios de investimento dos países do Atlântico norte para armamento bélico, inteligência e campanhas midiáticas – significa uma ruptura do poderio militar da OTAN protagonizada pela Rússia, herdeira direta dos avanços científico-técnicos e militares da ex-URSS

ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024

O Jornal INVERTA, no atual momento eleitoral, de eleições de prefeitos e vereadores, posiciona-se apoiando e indicando alguns candidatos aos respectivos cargos, após avaliação dentro de princípios políticos de defesa dos direitos dos trabalhadores, visando garantir melhores condições de vida do povo brasileiro e a democracia para que possamos construir uma nova sociedade, em que o povo brasileiro possa desenvolver as lutas pelos seus direitos, em que seja garantida a soberania dos países e os direitos de segurança alimentar, moradia digna, acesso à saúde e educação de qualidade, transporte e salários dignos.

SÃO PAULO: CAPITAL E SÃO BERNARDO DO CAMPO

Em São Paulo - SP, o Congresso Nacional de Lutas contra o Neoliberalismo apoia e indica para Vereador José Américo 13.100 e para prefeito Guilherme Boulos 50. Em São Bernardo do Campo - SP, o Partido Comunista Marxista-Leninista e o Congresso Nacional de Lutas contra o Neoliberalismo indicam para Vereadora Ana Nice Martins 13.123 e Prefeito Luiz Fernando 13

INVERTA 33 anos depois: A Ruptura da Ordem Unipolar, a Rússia, a China e o Brasil

Jornal Inverta foi criado em 20 de Setembro de 1991 com lançamento na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Rio de Janeiro […] Hoje, três décadas e três anos após este evento, no XVIII Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo, a ser realizado nos dias 20, 21 e 22/09 na UERJ, os temas em debate sobre a situação internacional dizem muito sobre as ideias defendidas pelo Jornal desde sua Primeira Edição.

As aventuras de Silvio Tendler: terceiro tempo com muito cinema, política e amor

O INVERTA entrevista , o cineasta, diretor, argumentista e Professor Silvio Tendler que em sua inesgotável vontade de viver e produzir obras necessárias e primorosas, lança Brizola Anotações Para Uma História, que estreia em 8 de outubro de 2024, às 19h, no Cine Estação Botafogo Net, na Voluntários da Pátria, no Rio de Janeiro. Nessa edição, trazemos um pouco da história desse homem, que é uma referência aos amantes da 7a Arte e aos que querem uma transformação social.

XVIII Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo: Propomos para a humanidade uma nova era!

No dia 21 de Setembro de 2024 aconteceu no histórico Salão Nobre da UFRJ, o XVIII Seminário Internacional de Lutas Contra o Neoliberalismo - A Crise Orgânica do Capital, a Geopolítica de Ruptura da Ordem Unipolar, e a Relevância Estratégica da América Latina e do Brasil, com ampla participação de representações diplomáticas, intelectuais, e movimentos sociais. Em menos de 24 horas, o evento foi alterado de local e sua programação readequada devido à invasão da PM na UERJ, e a suspensão de todas as atividades no campus no dia da realização do evento. Ainda assim, o evento teve ampla participação e representatividade.

Eleições Municipais 2024 no RJ

As eleições Municipais, no Estado do Rio de Janeiro, transcorreram sem maiores incidentes, segundo o TRE. Com o fechamento das urnas e o resultado final divulgado, haverá segundo turno em 3 municípios (Niterói, Petrópolis e São João de Meriti) e outros 3 estão sub judice (Piraí, onde o ex-governador Pezão foi o mais votado, Silva Jardim e Três Rios).

Resultados das eleições municipais de 2024 em São Paulo

As eleições na cidade de São Paulo confirmaram algumas tendências que tem se repetido na região. Para os cargos de prefeito, a ida de Ricardo Nunes e Guilherme Boulos ao segundo turno, mantém dois perfis do voto para esse cargo na cidade. Vencedor no primeiro turno, Nunes representa o eleitorado mais a direita, que opta de forma recorrente por um voto mais conservador e moderado, mantendo o representante em exercício a medida que este já mostrou seu compromisso com as políticas neoliberais.