Notícias

Discurso de Lula na COP 30 defende multilateralismo e critica negacionismo

Em seu discurso de abertura da COP30, em 10 de novembro de 2025, o presidente Luis Inácio Lula da Silva, destacou o legado da Rio 92, saudou o retorno da Convenção do Clima à sua terra natal, o Brasil, reacendendo o mesmo entusiasmo e engajamento. Declarou que não foram poucos os desafios enfrentados para que a Amazônia seja a capital do mundo por duas semanas.

Declaraciones del Presidente del Consejo de Defensa Nacional, Miguel Díaz-Canel Bermúdez ante el inminente paso del huracán Melissa

Querido pueblo cubano, compatriotas: Como todos sabemos, en los últimos días, después que se hicieron los análisis de pronóstico de las afectaciones que podía provocar este huracán, los órganos de los Consejos de Defensa, desde la estructura del país hasta las Zonas de Defensa, han estado trabajando intensamente para cumplir todas las medidas y acciones que están previstas en cada una de las fases para el tratamiento a eventos meteorológicos de este tipo.

Rostos da Resistência: Um Diário da Guerra Não Declarada do Equador Contra Seu Próprio Povo

Eram 5h (GMT-5). O transporte que me levaria até Otavalo, na província de Imbabura, estava prestes a chegar. O frio da serra andina começava a castigar meu corpo, ainda se reaclimatando à altitude e ao frio das madrugadas de Quito. Eu tremia, não apenas pelo frio, mas pela adrenalina que começava a correr nas veias, sabendo que estava a ponto de embrenhar-me nas comunidades indígenas.

Repudiamos o fechamento da Televisão Comunitária do MICC

No dia 24 de setembro de 2025, por meio das redes sociais do Movimento Indígena e Campesino de Cotopaxi (MICC), tornou-se público que o governo de Daniel Noboa Azin, através da Agência de Controle e Regulação das Telecomunicações (ARCOTEL), decretou o fechamento provisório da TV MICC, que transmitia pela frequência 47 UHF na província de Cotopaxi, Equador.

Protestos no Equador : quando um povo se levanta para defender o que é seu

Após um fim de semana em que as disputas políticas se desenrolaram no campo eleitoral e judicial – incluindo a convocação de uma consulta popular sobre a proibição de instalação de bases estrangeiras, o financiamento público de partidos e movimentos políticos e a proposta de um plebiscito para uma nova Assembleia Constituinte –, o cenário no Equador mudou radicalmente.

CONAIE convoca a levante nacional

Em um Congresso Ampliado Extraordinário que se estendeu por mais de seis horas na cidade de Riobamba, realizado na tarde desta quarta-feira, 18 de setembro, a Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE) decidiu convocar um levante nacional contra as recentes medidas econômicas de caráter neoliberal implementadas pelo governo equatoriano.

Greve Nacional no Equador

Em 12 setembro de 2025, o presidente do Equador, Daniel Noboa Azín, tomou a decisão de eliminar o subsídio ao diesel comum, combustível utilizado em setores agrícolas, pesqueiros e, principalmente, no transporte de carga e de passageiros em todo o país.

Dos Muros para as Telas

A exposição do artista plástico Alexandre Antônio da Silva, 45 anos, pode ser visitada no Centro Cultural de Ceilândia, no Distrito Federal, que fica ao lado da estação do metrô Ceilândia Norte. A mostra chama a atenção por seus traços firmes, intensos e principalmente por apresentar a beleza, a criatividade e o lado de protesto, questionador do Hip Hop e da cultura nordestina popular, com Lampião e Maria Bonita, Padre Cícero, Luiz Gonzaga e outros nas telas.

Brasília-DF, celeiro de grandes artistas!

O INVERTA bateu um papo descontraído e saboroso com Hamilton Silva da Cruz, o Zen. Um dos músicos que se apresentou no I Seminário de Lutas Contra o Neoliberalismo em Brasília – DF, em novembro de 2023. Na conversa ele nos falou de sua vida, da política e sobre suas habilidades artísticas. Nascido em Fortaleza, no Ceará veio com 4 anos de idade para Guará- DF.

ABI recebe Seminário 100 Anos da Coluna Prestes

A história do Brasil é atravessada pelo importante papel que a Coluna Prestes desempenhou para conscientizar a população brasileira da necessidade de transformações sociais em defesa do nosso patrimônio, de nossas riquezas, pela reforma agrária, pela democracia e liberdade. É vital que se conheça, comemore e perpetue a história dessa jornada. Os avanços resultantes dos atos de coragem dos heróis da Coluna inspiram a luta por um Brasil democrático livre do jugo imperialista.

CANTARES AMAZÔNICOS

O CANTARES AMAZÔNICOS, um CONCERTO  fascinante,  “anormal”,  muito especial,  que  expressou  a diversidade,  a pluralidade e a qualidade de uma cultura musical preservada ao longo do tempo, mas também atenta às conjunturas sonoras AFROINDÍGENAS planetária.  Com direção de NELSON FREITAS  e Direção executiva de SIMONE LOPES E  audiovisual assinado por ROGER HITZ, tomou uma dimensão extraordinária!

Silvio Tendler, Presente!

O Inverta registra hoje, 5 de setembro de 2025, o falecimento do cineasta, diretor, argumentista e sempre Mestre, Silvio Tendler, aos 75 anos, vítima de uma infecção generalizada. Sílvio enfrentava, com bravura e ternura, há dez anos, uma neuropatia diabética e, com sua inesgotável vontade de viver, travou o bom combate, com ciência, fé e muito anseio de produzir obras necessárias e primorosas, como o filme Brizola Anotações Para Uma História, que teve sua estreia em 2024.

China da Colônia à Potência: 80 Anos de uma Vitória Popular

No dia 3 de setembro de 1945, o Japão imperialista assinou sua rendição incondicional não apenas aos Estados Unidos, como registram os livros didáticos ocidentais, mas também à China. Essa vitória, contudo, representou muito mais do que a libertação nacional: foi o prelúdio da Revolução Popular Chinesa, concretizada em 1949.