Notícias

De Auschwitz a Gaza

A libertação, pelas tropas soviéticas, em 27 de janeiro de 1945, do campo de concentração e extermínio nazista de Auschwitz, na Polônia, onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas em suas câmaras de gás, tornou-se o ponto central para a humanidade comemorar esta data como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.

Honra e Glória aos 32 combatentes cubanos!

Vítimas de um novo ato criminoso de agressão e terrorismo de Estado, perpetrado contra a República Bolivariana da Venezuela pelos Estados Unidos, 32 cubanos perderam a vida em ações de combate e após forte resistência, enquanto cumpriam missões representando as Forças Armadas Revolucionárias e o Ministério do Interior, a pedido de órgãos homólogos do país sul-americano.

EUA na Venezuela: brutal pirataria de criminosos de guerra

O Jornal Inverta repudia o sequestro do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e de sua esposa, Cilia Flores, por forças militares dos Estados Unidos, a violação do território venezuelano por meio de uma ação unilateral e extrajudicial e desconhece qualquer legitimidade do país do norte ao julgar Maduro.

Caracas sob fogo

Na madrugada de 3 de janeiro de 2026, os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra várias localidades da Venezuela. Sob o falso pretexto de "lutar contra o narcotráfico", o presidente Donald Trump celebrou uma operação militar como parte de sua resposta belicosa contra o pacífico povo venezuelano

COMUNICADO - REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA

A República Bolivariana da Venezuela rejeita, repudia e denuncia perante a comunidade internacional a grave agressão militar perpetrada pelo atual governo dos Estados Unidos da América contra o território venezuelano e sua população nas áreas civis e militares de Caracas, capital da República, e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.

COP 30 e o recrudescimento das Alterações Climáticas

Belém do Pará, entre os dias 6 e 7 de novembro de 2025 e, posteriormente, entre 10 e 21 de novembro do mesmo ano, transformou-se na capital do país, ao tempo em que as alterações climáticas em todo mundo deixam de ser fatos ilusórios e isolados e começam a destruir populações inteiras.

Encerramento da Cúpula dos Povos em Belém-PA

Hoje, no dia 16 de novembro de 2025, acontece a leitura e apresentação da declaração final construída ao longo da Cúpula dos Povos, que reúne propostas com os principais eixos temáticos como território, transição energética, soberania alimentar, justiça climática etc. O Inverta está lá, e durante o dia serão postados em nossas redes sociais e no inverta.org, vídeos, fotos e textos! Leia, veja e compartilhe!

OUTRA VEZ, OS TAMBORES DE GUERRA

A presença militar dos Estados Unidos no Mar do Caribe, perto da costa venezuelana, entrou em um novo momento com o envio do porta-aviões USS Gerald R. Ford. Esta máquina de morte se move com o pretexto de «combater o narcotráfico», o mesmo utilizado nas últimas semanas para o assassinato extrajudicial de 76 pessoas nas águas caribenhas e do Pacífico.

Homenagem a Armando Campos Ginestá

Na noite da última terça-feira, 11 de novembro, aos 86 anos de idade, faleceu o companheiro Armando Campos Ginestá, destacado combatente revolucionário e gestor ativo da política internacionalista de Cuba.

A Cúpula dos Povos na COP 30

Realizada na Universidade Federal do Pará, a Cúpula dos Povos tem um cronograma previsto entre os dias 12 a 16 de novembro de 2025. Com uma abertura altiva e marcante, a Barqueata teve a participação de cinco mil pessoas e duzentas embarcações navegando na Baia Guajará e no rio Guamá.

Fala das mulheres na COP 30, Belém Pará

Na quarta feira, dia 12/11​/2025 entre os mais diversos temas discutidos sobre saúde, emprego, educação, cultura, justiça, direitos humanos, qualidade e integridade da informação, e dos trabalhadores se abordou também a questão das mulheres e as cidades.