Marcha conclui encontro de jovens de 24 movimentos sociais
RJ: Marcha conclui encontro de jovens de 24 movimentos sociais
Por: Eleonor Alves
Dos dias 11 a 15 de agosto, na Universidade Federal Fluminense, ocorreu o I Encontro Nacional da Juventude do Campo e da Cidade. O encontro teve como objetivo a discussão do capitalismo com foco nos problemas relacionados à juventude da classe trabalhadora, bem como a troca de experiências de movimentos sociais variados.
As discussões e atividades culturais ocorridas ao longo do encontro culminaram em uma marcha pelo centro da cidade do Rio de Janeiro no dia 15, a qual passou por vários órgãos dominados pela burguesia: o Ministério da Educação, a Vale, o Consulado dos Estados Unidos e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. A primeira parada da marcha foi em frente à Candelária, onde ocorreu a chacina de meninos de rua em 1993.
Ocupando metade das avenidas, seguindo organizados em três fileiras e carregando bandeiras vermelhas sem inscrições, os jovens chamaram a atenção da cidade por sua capacidade de auto-organização e disciplina consciente. O texto lido em conjunto pelos jovens em frente ao Tribunal de Justiça pode ser encontrado no site do MST.