América Latina

Meio século de um sonho do nosso heroico povo chileno

Há 50 anos, um golpe militar no Chile derrubava o governo da Unidade Popular presidido pelo socialista Salvador Allende; a coalizão que agrupava comunistas, socialistas e organizações da nova esquerda castrista foi destituída violentamente do poder em 11 de setembro de 1973, por meio de um golpe de Estado sangrento executado por militares sublevados.

Não morre quem semeia luz e futuro

O primeiro secretário do Partido Comunista e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidiu a emotiva homenagem de gala no quinto aniversário da partida física do Comandante-em-chefe.

Embaixada de Cuba recebe solidariedade de movimento social contra ataques

Após as manifestações realizadas em Cuba por centenas de pessoas manipuladas por pessoas financiadas pelos EUA para levar caos e agravar a crise provocada pela pandemia no país, agravada pelo feroz bloqueio imposto por Washington àquela nação, a representação diplomática cubana, em Brasília, foi alvo de uma ação provocativa realizada por algumas pessoas desde o dia 12 de julho.

Nota em defesa de Cuba

O Partido Comunista Marxista-Leninista Brasil (PCML-Br) condena veementemente os atos de agentes contrarrevolucionários financiados pelos eternos inimigos do povo cubano e de sua soberania, que encenaram um teatro midiático em San Antonio de los Baños e Havana para tentar destruir todos os esforços contra a pandemia de Covid-19 na ilha, instituir o caos e dividir a população.

INVERTA saúda 62 anos da Prensa Latina e sua presença no Brasil

O dia 16 de Junho de 2021 é mais um dia de trabalho em vários locais do mundo em que a Agência Latino-Americana de Notícias – Prensa Latina está presente. Todavia, algo de histórico ecoa em sua sede em Havana, capital de Cuba, e vibra em todos nós. Há 62 anos a Prensa Latina ganhava vida, ao ser fundada por gigantes da humanidade, naquele momento, jovens guerrilheiros em busca da defesa de sua Revolução Latino-Americana, que florescia no solo cubano e há mais de seis décadas ilumina com sua chama perene a América Latina e o mundo.

Saudações do PCML-Br ao VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba

O Partido Comunista Marxista Leninista-Brasil (PCML-Br), em nome dos membros de seu Comitê Central, vem por meio desta saudar o Partido Comunista de Cuba (PCC) pela realização de seu VIII Congresso neste mês de abril, 2021. Em primeiro lugar, saudar seus máximos dirigentes, em especial Raul Castro e José Ramón Machado Ventura, Primeiro e Segundo-Secretários do Comitê Central do PCC; e Miguel Díaz-Canel Bermudez, Presidente da República e membro de seu Bureau Político.

Segundo turno para a esquerda equatoriana

Este domingo, 7 de fevereiro, foram realizadas eleições presidenciais no Equador. Depois de 30 dias de campanha, as pesquisas apontavam ao candidato Andrés Araúz, representante de Rafael Correa, e ao banqueiro Guillermo Lasso em primeiro e segundo lugar respectivamente. No entanto, novamente as empresas de pesquisa foram as grandes perdedoras.

NOTA DE REPÚDIO

O Partido Comunista Marxista-Leninista Brasil repudia veementemente o anúncio por parte da administração de Donald Trump que inclui a República de Cuba na lista de Estados patrocinadores de terrorismo. Concordamos com o Ministério de Relações Exteriores de Cuba ao classificar essa “qualificação fraudulenta” como um “ato cínico e hipócrita” por parte de um governo “moralmente falido”.

Viva Chile!!!!! América Latina vibra com vitória do povo chileno

O Povo chileno decidiu no dia 25 de outubro de 2020, enterrar a Constituição do ditador Pinochet. 78,24 por cento dos eleitores do plesbicito que abriu o caminho para a nova constituição da Carta Magna do país. Na capital do país, uma multidão foi às ruas festejar um novo começo, o grito que estava no peito de milhares de pessoas ecoou forte da Praça da Dignidad, para todo o Chile.

Candidato do MAS triunfa nas históricas eleições bolivianas

O candidato presidencial boliviano ao Movimento ao Socialismo (MAS), Luis Arce, venceu as eleições gerais da Bolívia com 52,1% dos votos, anunciou hoje o pesquisador Ciesmori para a Unitel. De acordo com os resultados das pesquisas, relatados quase quatro horas após o Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), em segundo lugar está Carlos Mesa da Comunidade Ciudadana com 31,5% dos votos, e Luis Fernando Camacho de Creemos, em terceiro lugar com 14,1%.