América Latina
Cuba condena o terrorismo e reafirma sua cooperação em matéria de segurança e no combate à lavagem de dinheiro
Declaração do Ministério das Relações Exteriores
Leonidas Iza no comando da ECUARUNARI
A entidade agrega 18 povos da nacionalidade Quéchua do Equador e reúne a maior parcela da população indígena.
Condenamos veementemente a nova escalada dos EUA contra Cuba
Bruno Rodríguez, Chanceler de Cuba, usou sua conta na rede social X (antigo Twitter) nesta sexta-feira, 30 de Janeiro, para denunciar uma nova escalada de agressões ao povo cubano por parte do governo dos Estados Unidos.
"Ajuda humanitária a Cuba continua", afirma presidente mexicana
O bloqueio econômico, comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos há Cuba permanece há mais de seis décadas.
De Auschwitz a Gaza
A libertação, pelas tropas soviéticas, em 27 de janeiro de 1945, do campo de concentração e extermínio nazista de Auschwitz, na Polônia, onde mais de um milhão de pessoas foram assassinadas em suas câmaras de gás, tornou-se o ponto central para a humanidade comemorar esta data como o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.
Brasileiros relembram ajuda da Venezuela durante a Covid-19
Venezuela estendeu a mão amiga ao Brasil durante a pandemia da Covid-19 com uma ajuda que chegou a Manaus há cinco anos e que agora é lembrada com gratidão no gigante sul-americano.
Poema em homenagem aos 32 cubanos
O poema é uma homenagem merecida aos 32 filhos da Revolução cubana que defenderam com suas vidas o Povo venezuelano durante o ataque dos EUA
Honra e Glória aos 32 combatentes cubanos!
Vítimas de um novo ato criminoso de agressão e terrorismo de Estado, perpetrado contra a República Bolivariana da Venezuela pelos Estados Unidos, 32 cubanos perderam a vida em ações de combate e após forte resistência, enquanto cumpriam missões representando as Forças Armadas Revolucionárias e o Ministério do Interior, a pedido de órgãos homólogos do país sul-americano.
EUA na Venezuela: brutal pirataria de criminosos de guerra
O Jornal Inverta repudia o sequestro do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e de sua esposa, Cilia Flores, por forças militares dos Estados Unidos, a violação do território venezuelano por meio de uma ação unilateral e extrajudicial e desconhece qualquer legitimidade do país do norte ao julgar Maduro.
Declaração de Cuba no Conselho de Segurança sobre a Venezuela
Declaração da República de Cuba na Reunião de Emergência do Conselho de Segurança sobre a Agressão Militar dos EUA contra a Venezuela. 5 de janeiro de 2026.
Abaixo os crimes de guerra contra a Pátria de Bolívar!
Denunciamos e condenamos veementemente os crimes de guerra contra o povo venezuelano perpetrados por forças especiais dos exército imperialista dos EUA na madrugada de 03 de janeiro, 2026.
Caracas sob fogo
Na madrugada de 3 de janeiro de 2026, os Estados Unidos realizaram um ataque aéreo contra várias localidades da Venezuela. Sob o falso pretexto de "lutar contra o narcotráfico", o presidente Donald Trump celebrou uma operação militar como parte de sua resposta belicosa contra o pacífico povo venezuelano
Ato em Cuba contra agressão dos EUA à Venezuela
Presidente de Cuba à frente de protesto em Havana contra ataque estadunidense ao país sul-americano e sequestro do presidente Nicolas Maduro
COMUNICADO - REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA
A República Bolivariana da Venezuela rejeita, repudia e denuncia perante a comunidade internacional a grave agressão militar perpetrada pelo atual governo dos Estados Unidos da América contra o território venezuelano e sua população nas áreas civis e militares de Caracas, capital da República, e nos estados de Miranda, Aragua e La Guaira.
NOTA PÚBLICA DO INVERTA EM DEFESA DA SOBERANIA DA VENEZUELA E DA PAZ NA AMÉRICA LATINA
O Jornal Inverta repudia em nota a intervenção grosseira e criminosa do Governo Trump na Venezuela, que representa uma ameaça ao país soberano, seu Povo e à América Latina.
Profundos laços possibilitaram a união entre estudantes e Revolução
NA AULA INAUGURAL DA UNIVERSIDADE, FIDEL AGRADECE A HOMENAGEM PELOS 50 ANOS DE SUA VIDA REVOLUCIONÁRIA. DISCURSO DO PRESIDENTE FIDEL CASTRO NA AULA INAUGURAL DA UNIVERSIDADE DE HAVANA EM 4 DE SETEMBRO DE 1995. COMENTA A SITUAÇÃO DA FACULDADE DE DIREITO, ONDE INICIOU, SUA VIDA REVOLUCIONÁRIA (TAQUIGRAFIA DO CONSELHO DE ESTADO)
OUTRA VEZ, OS TAMBORES DE GUERRA
A presença militar dos Estados Unidos no Mar do Caribe, perto da costa venezuelana, entrou em um novo momento com o envio do porta-aviões USS Gerald R. Ford. Esta máquina de morte se move com o pretexto de «combater o narcotráfico», o mesmo utilizado nas últimas semanas para o assassinato extrajudicial de 76 pessoas nas águas caribenhas e do Pacífico.
Homenagem a Armando Campos Ginestá
Na noite da última terça-feira, 11 de novembro, aos 86 anos de idade, faleceu o companheiro Armando Campos Ginestá, destacado combatente revolucionário e gestor ativo da política internacionalista de Cuba.
Declaraciones del Presidente del Consejo de Defensa Nacional, Miguel Díaz-Canel Bermúdez ante el inminente paso del huracán Melissa
Querido pueblo cubano, compatriotas: Como todos sabemos, en los últimos días, después que se hicieron los análisis de pronóstico de las afectaciones que podía provocar este huracán, los órganos de los Consejos de Defensa, desde la estructura del país hasta las Zonas de Defensa, han estado trabajando intensamente para cumplir todas las medidas y acciones que están previstas en cada una de las fases para el tratamiento a eventos meteorológicos de este tipo.
Rostos da Resistência: Um Diário da Guerra Não Declarada do Equador Contra Seu Próprio Povo
Eram 5h (GMT-5). O transporte que me levaria até Otavalo, na província de Imbabura, estava prestes a chegar. O frio da serra andina começava a castigar meu corpo, ainda se reaclimatando à altitude e ao frio das madrugadas de Quito. Eu tremia, não apenas pelo frio, mas pela adrenalina que começava a correr nas veias, sabendo que estava a ponto de embrenhar-me nas comunidades indígenas.
