São Paulo
Página da Sucursal São Paulo
Retomando o espírito de luta da classe trabalhadora na Sé
Neste ano, o PCML mantêm sua convocatoria para um Primeiro de Maio revolucionário e anti-capitalista na Praça da Sé.
Sexualidade, machismo, rap e funk
Certas tentativas de definição do ato sexual se tornam uma espécie de metafísica, a qual analisa fenômenos sem considerar-se o contexto social em que estes ocorrem; como conseqüência, concepções historicamente determinadas são aceitas como naturais.
Abramovitch: Desbaratada clínica de médico da ditadura militar
Desbaratada em São Paulo clínica de Isaac Abramovitch, médico verdugo da ditadura militar
Um pouco sobre a luta das mulheres...
“No dia da mulher as mulheres organizadas manifestam-se contra a sua falta de direitos. Mas alguns dizem: Por quê esta separação das lutas das mulheres? Por quê há um dia da mulher, panfletos especiais para trabalhadoras, conferências e comício? Não é, enfim, uma concessão às feministas e sufragistas burguesas? Só aqueles que não compreendem a diferença radical entre o movimento das mulheres socialistas e as sufragistas burguesas podem pensar desta maneira (...).
A “Caça às Bruxas” no Mato Grosso do Sul
"A legalização do aborto, que deve ser público e gratuito, é importante para que seja possível, no mínimo, a escolha de interromper-se a gravidez sem ricos à saúde das mulheres."
Força, garra, determinação, lutamos unidos pela educação!
Matéria sobre a participação de estudantes da Escola Padre Antão na luta pelos direitos dos professores
Abutre, o primeiro romance de um dos pais do RAP
Harlem, Bronx, Chelsea e Broklin, 1968 e 1969. Linguagem corrida, como uma conversa, cheia de gírias. Assaltos, gangues, drogas, violências, adolescência e militância. São estes os elementos que enchem o romance Abutre de Gil Scotte-Heron, tido por muitos como o precursor do Ritmo e Poesia, R.A.P. na sigla em inglês. Comparável a um roteiro de filme de Spake Lee, que traz em seu currículo os longas Faça a Coisa Certa e Malcom X. Entre violência e militância política , os filmes recolocam o negro norte americano como protagonista na luta de classes combatendo a maior potência imperialista dentro de seu próprio quintal: a periferia das grandes metrópoles.
20 anos de vida, uma enorme crise e ausência de identidade: eis o PSDB, o carro forte da burguesia na política.
O PSDB completa 20 anos de história em meio à corrupção em gestões estaduais e municipais. Sua história coincide com a inclusão brasileira no neoliberalismo. A sigla que construi-se de cima para baixo, vive hoje uma de suas maiores crises e corre o risco de perder o papel que sempre ocupou: o da defesa dos interesses da burguesia.
Criminalização da vida
No RS, em 24 de junho foi denunciado para audiência publica de direitos humanos e para a imprensa processo perpetrado por dois promotores do MP gaúcho para desocupação de dois acampamentos do MST, remetendo à perseguição feita pela ditadura militar às ligas camponesas.
Cartinha ao Papai Noel
Poema de integrante da J5J sobre o "espírito natalino"
CONCLAT: Crônica de uma morte anunciada
O Jornal Inverta cobriu o CONCLAT em Santos e analise nesta matéria as limitações de uma central de trabalhadores que já nasce rachada
COLUNA LUTA DE CLASSES
Leitores do INVERTA, o ano eleitoral de 2010 já começou e devemos avançar juntamente com forças progressistas e organizar a classe trabalhadora através de uma força catalisadora formada por homens e mulheres com consciência revolucionária, forjando seu partido de classe, e destruindo o Estado burguês, para assim, conformar a verdadeira sociedade da inclusão social. Segue uma análise sobre a plataforma eleitoral que vem sendo discutida no seio da luta sindical.
Homenagem a Che em São Paulo
J5J realizará atividade lembrando a vida e luta do Guerrilheiro Heroico