Palestra de Alfonso Fraga e Aluísio Beviláqua. Lançamento da Revista Tricontinental no Ceará
Palestra de Alfonso Fraga e Aluísio Beviláqua. Lançamento da Revista Tricontinental no Ceará
Foi realizado neste ultimo dia 5 de novembro, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a palestra e exposição “Che: Ontem, hoje e sempre”, proferida por Alfonso Fraga, secretário-geral da OSPAAAL – Organização de Solidariedade aos Povos da África, Ásia e América Latina, e Aluísio Pampolha Beviláqua, sociólogo e editor do seminário comunista Inverta. Juntamente, foi lançada a Revista Tricontinental, Órgão Central da OSPAAAL, distribuída nos três continentes e pela primeira vez editada em língua portuguesa.
Estiveram à mesa, além de Alfonso e Aluísio, o professor José Leite Jr., como representante do CEPPES, e a representante dos trabalhadores rurais da cidade de Pacajús, Maria das Chegas. O evento começou com a felicitação dos dois palestrantes, expressando à platéia o que significa a conquista da parceria INVERTA-OSPAAAL.
Na palestra, Fraga recordou a importância da luta da OSPAAAL nos três continentes desempenhada em todos esses quarenta anos, no nível educacional e político, inclusive assumindo a linha de frente do movimento revolucionário – edificada sob o exemplo combativo e humano do guerrilheiro heróico Che Guevara. “A OSPAAAL nasceu para ser uma vírgula nas arbitrariedades do imperialismo, como no assassinato do líder africano Patrício Lumumba, em que a organização foi a primeira a denunciar”.
Aluísio ressaltou a importância histórica dessa parceria, em que o Jornal Inverta aparece como uma ferramenta do movimento revolucionário brasileiro no momento em que surgem focos d contestação em todo o continente latino-americano, e a necessidade da imprensa popular embasada na teoria do marxista-leninista. “A imagem de Che Guevara desassociada de suas idéias, não é nada; agora, a imagem de Che Guevara concatenada com a sua luta é um grande exemplo de amor e solidariedade, talvez, o maior que a humanidade já produziu”.
Ao final da palestra, houveram três rodadas de perguntas destinadas aos dois palestrantes, contando com grande participação dos presentes. Em seguida, as revistas foram autografadas por Alfonso Fraga.
O evento do ultimo dia 5/12 é um importante marco, por ser a afirmação desse acordo de relevância internacional. No estado, a realização do lançamento da revista e a palestra constituem um marco no trabalho na região e representa a abertura de outras possibilidades de avanço na luta. Parafraseando Fraga: lutar com o exemplo do Guerrilheiro Che Guevara.