CEPPES inicia curso “Manifesto Comunista em Esperanto”
CEPPES inicia curso “Manifesto Comunista em Esperanto”
Como parte do calendário de atividades 2008, o Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) deu inicio ao curso de educação popular “Manifesto do Partido Comunista em Esperanto”. O curso teve inicio dia 8 de Março e começou com aula inaugural apresentando Língua e Literatura Marxista em Esperanto, no Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC).
O Esperanto foi desenvolvido no final do século XIX pelo médico russo-polonês Ludwik Lazarz Zemenhof, “homem sensível aos conflitos entre os povos, via na ideia de uma língua internacional uma solução para o bíblico dilema da Torre de Babel”. Com tal objetivo, o Esperanto logo foi adotado pelo movimento revolucionário, inclusive sendo cultivado pelo países socialistas.
O curso de aproximadamente seis meses abordará a língua internacionalista e literatura marxista em Esperanto. As aulas estão dispostas na discursão de conceitos contidos no Manifesto do Partido Comunista, e a o estudo da gramática esperantista, de possui dezesseis leis gerais.
O ministrante do curso, José Leite Jr., é membro do CEPPES, escritor e professor titular do Departamento de Literatura da UFC.
José Carapinima, Sucursal/CE