Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Página Inicial Edição Impressa Edição 431 Movimento Homenagem ao Levante Comunista de 1935!

Homenagem ao Levante Comunista de 1935!

Essa matéria foi publicada na Edição 431 do Jornal Inverta, em 23/12/2008

O Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo da Baixada Fluminense realizou no dia 28 de novembro uma palestra sobre o Levante Comunista de 27 de novembro de 1935 e a crise de 2008. O objetivo do evento foi homenagear a data histórica e alertar os trabalhadores sobre a crise do capital.

Homenagem ao Levante Comunista de 1935!

 

O Comitê de Luta Contra o Neoliberalismo da Baixada Fluminense realizou no dia 28 de novembro uma palestra sobre o Levante Comunista de 27 de novembro de 1935 e a crise de 2008. O objetivo do evento foi homenagear a data histórica e alertar os trabalhadores sobre a crise do capital.

A palestra que foi feita pelo sociólogo Haroldo de Moura, membro do CEPPES, abordou vários aspectos de 35 e da atual crise do capital. Tanto do aspecto econômico, político social e ideológico.

Haroldo falou em sua palestra que a vinda de Prestes com outros comunistas para tentar fazer a revolução no Brasil foi um ato internacionalista do COMINTERN - Comitê internacional da 3ª Internacional Comunista, junto com Prestes veio também à alemã internacionalista Olga Benário.

Haroldo destacou que o movimento foi vitorioso, pois impediu que a ditadura que estava em andamento se desenvolvesse em nosso país “foi a partido Comunista que impediu que isso acontecesse”.

“O Movimento de 35 contribuiu também para o surgimento de vários quadros como, por exemplo, o Marighella, mas não surgiu só quadro comunista, o movimento também permitiu que surgissem intelectuais em volta do partido. Jorge Amado, Oscar Niemeyer e outros”.

Com relação à crise atual do capital o sociólogo Haroldo de Moura afirmou entre outros pontos que ela é estrutural e geral, e que neste modo de produção não tem saída, como já destacou o cientista político Aluisio Bevilaqua em suas obras.

O evento foi encerrado com manifestações dos participantes que encheu o auditório do SINDSPREV da Baixada, reafirmando que o ato dos revolucionários de 35 não foi em vão ele serve de referência para os lutadores de hoje se armarem contra os reacionários que dizem que todos os homens são iguais, são covardes. Este movimento prova o contrário, vários homens tombaram nesta luta, inclusive militares dando suas vidas pela libertação de nosso povo e pela construção da sociedade comunista.


Viva Luiz Carlos Prestes!

Viva 1935!

 

Sucursal RJ

 

Ações do documento
Rádio Inverta

Radio Inverta
Rádio Inverta em TESTE: A Revolução está no ar! Mais uma frente de batalha na luta das idéias:

 

Mande seus comentário e sugestões
Correio Inverta
Assine e receba as novidades.
(Required)
INVERTA presente na Exposição Internacional de Bom Jesus do Itabapoana


 

 

 

Visite nosso estande, conheça nossa literatura

Saiba mais sobre a feira
Materiais da Cooperativa
Promoção

Livros

Revistas