Você está aqui: Página Inicial / Edição Impressa / Edição 291 / Movimento / Educação: Sepe-RJ

Educação: Sepe-RJ

No dia 23/02/01, os Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro realizaram passeata e posteriormente ato público com Assembléia na porta do Palácio Guanabara. O objetivo era cobrar do governo do Estado, o cumprimento do Plano de Carreira da categoria, promessas eleitoreiras feitas e não cumpridas pelo governo.
Educação: Sepe-RJ

Protesto de professores e estudantes

Educação: Sepe-RJ



No dia 23/02/01, os Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro realizaram passeata e posteriormente ato público com Assembléia na porta do Palácio Guanabara. O objetivo era cobrar do governo do Estado, o cumprimento do Plano de Carreira da categoria, promessas eleitoreiras feitas e não cumpridas pelo governo.

A Comissão do Sindicato foi recebida após a categoria decidir sentar na rua e interromper o trânsito , ameaçando não arredar pé. Como o Governador, o Secretário de Governo e o sub-secretário não se encontravam, a comissão achou por bem não ter conversa com quem não teria solução a dar.

Além do cumprimento do Plano de Carreira (12% entre os níveis), piso salarial para o professor de 5 salários mínimos, e 3,5 para os funcionários, paridade dos trabalhadores ativos e aposentados, retorno do código 55, que garante ao profissional aguardar em casa a publicação da aposentadoria, o Sindicato luta pelo desconto em folha que o Governo arbitrariamente suspendeu.

Durante o Ato, houve denúncias de que agentes à paisana estavam no meio dos manifestantes, inclusive fazendo filmagens, bem ao estilo da ditadura militar. Aliás tem sido sistemática a presença de PII nas manifestações no Rio de Janeiro com o objetivo de catalogar e provocar os manifestantes.

As falações giraram em torno de repudiar o Programa Nova-Velha Escola, que nada mais é que o alinhamento do governo à política Neoliberal de FHC que visa destruir, através do sucateamento, a escola pública; terceirizando para culminar com a privatização.

A categoria realizará Ato público na Secretaria de Educação, dia 29/05; no dia 06/06, ato e passeata em São Domingos, Niterói, às 17 horas, contra a corrupção, e no dia 9/06 está marcada nova assembléia da categoria e Conselho Ampliado.


registrado em: ,
maria das ghraças rodrigues maia disse:
19/09/2013 13h07

fui aposentada desde 2005 como professor docente 1 nível 9 .Em agosto do ano passado o \Estado me transformou em professor docente 1 16 h diminuindo o meu salario sem aviso prévio e nenhuma explicação. Sou sócia do Sepe rj e gostaria de saber se existe mais algum caso desse relatado,minha meu nome é maria das graças rodrigues maia e meu e mail mgrmaia@gmail.com.Fui uma das fundadras sepe São fidelis .

ana paula rosante esquerdo disse:
13/01/2011 14h31
tenho 16 anos que trabalho num ciep, fiz concurso em 1993 para agente administrativo auxiliar de secretaria, não sou filiada ao sepe por enquanto, mas gostaria de saber porque a minha função é tão massacrada pelos governadores que nestes 16 anos de estado nunca deram a minima para a minha função. agora em 2010 o salario minimo subiu e nem isso que é por sinal muito pouco eles deram. por favor espero que o sepe consiga me explicar esta situação, me ajudem pois eu sou concursada, não acho justo, aguardo resposta, desdejá obrigada pela atenção!
margareth de andrade disse:
20/05/2011 10h46
Sou aposentada,funcionária do Estado como servente, mas tenho FORMAÇÃO DE PROFESSOR,essa formaçaõ não entra no plano de carrreira, o que valeu o meu esforço, se não consegui chegar a realizae meu sonho,se fosse numa fabrica teria tido a oportunidade de subir de cargo.Uma empregada doméstica está ganhando mais que os funcionários ESTADUAIS,com esse salário, iremos morrer de fome que é menos que o salário minimo.ATÉ QUANDO IREMOS SUPORTAR ESSE DESCASO,enquanto os governantes aumentam seus salários da maneira que eles convém.Se tirar R$ 2.000.00 reais de cada um dará um salario digno para as classes menos favorecidas. Aonde está os tres salarios e meio,para os funcionários ficou no esquecimento.PRECISAMOS DE AJUDA URGENTE.AGRADEÇO A ATENÇÃO. sepe vamos a luta, pois creio em DEUS,QUE ANTES QUE MORRA EUCONSIGA DESFRUTAR DE UMA BOA APOSENTADORIA.
Comentários foram desativados.