Cultura

Jornal Inverta, Ed. 289 (17 a 24 de maio de 2001)

Poesia e história

O INVERTA entrevista o poeta José Godoy Garcia, nascido em Jataí (Goiás), em 1918, filho de uma família tradicional da região - os Garcia - viveu vários momentos históricos do país. Quando criança teve contato com a Coluna Prestes; se tornou comunista em 35, mas só em 1945 entrou para o partido; no Rio freqüentou rodas literárias com Lúcio Cardoso, Rubem Braga, Solano Trindade, manteve um contato com Portinari e assistiu à histórica conferência de Mário Andrade no Itamarati, no Rio de Janeiro.

Senta a Púa! A aviação de caça brasileira contra o fascismo

No que diz respeito a Força Aérea Brasileira, a participação na guerra também foi coroada de grandes êxitos, trata-se da atuação do 1º Grupo de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira, que tinha como lema “senta a pua”, gíria dos anos 40 que significava bater firme, agir com resolução. O jovem diretor Eric de Castro tomou como tema a atuação deste grupo e realizou um documentário que traz importantes novidades.

A rota da porcelana

Cerâmica e porcelana sempre foram considerados utensílios de grande utilidade para o povo. Além de Jingdezhen, a famosa “Cidade da Porcelana”, existem numerosos locais que merecem ser visitados na rota da porcelana pela China, onde se pode adquirir um profundo conhecimento de história milenar dos povos que viveram no país, além do prazer de apreciar obras magníficas. Neste artigo trazemos o exemplo das mais famosas porcelanas chinesas.

Moysés Vellinho

Em 1989, Olívio Dutra, então prefeito de Porto Alegre, opôs-se inutilmente ao projeto de batizar o arquivo histórico de Porto Alegre com o nome de Moysés Vellinho. A razão do veto devia-se ao caráter elitista, racista e misógina da produção historiográfica do patrono proposto. Com o transcurso do centenário do nascimento de Vellinho, renasce o interesse e a polêmica sobre sua visão do passado sulino.

MNBA exala cheiro da Amazônia

A partir do dia 15 de maio, o público carioca poderá conferir na uma parte do trabalho de André Nascimento. “Idéias de Natureza”, é o nome da exposição deste artista paraense que pinta a cultura e a beleza singular de sua terra. A mostra é composta por 13 obras bidimensionais em pintura acrílica e grafismo com grafite sobre tela.