Movimento

Jornal Inverta, Ed. 287 (01 a 08 de maio de 2001)

A-20: Manifestação na Av. Paulista contra Alca e a repressão da polícia

A manifestação, convocada por entidades estudantis e organizações anarquistas e punks, foi engrossada por jovens paulistanos que propunham fazer atividades como leituras de poemas e apresentações teatrais e circenses denunciando a ofensiva contra os trabalhadores que ocorria simultaneamente em Quebec. A polícia investiu contra eles, mas o que surpreendeu foi a corajosa resistência dos jovens.

O desemprego e o sindicalismo de resultados no Brasil

Mercenários democratas, empresários, banqueiros especuladores, imprensa medíocre e sindicalismo de resultados estão novamente comemorando mais um suposto crescimento econômico, um novo recorde nas vendas de mercadorias, aumento de preços e de privatizações, o que significa mais acumulação de capitais e riquezas, recompondo a um nível ainda mais superior todo o seu sistema de exploração, corrupção, traição e violência.

Protestos contra Alca em Quebec

Os ativistas contra a globalização realizaram vários protestos antes e durante a reunião de cúpula realizada em Quebec. Um dos maiores foi realizados ao meio-dia de sexta-feira, 20 de abril, antes da planejada chegada do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Várias autoridades ainda não tinham chegado ao local, o que atrasou o encontro dos capitalistas.