Peça “Insônia” está em cartaz no Instituto Benjamim Constant

Uma adaptação para o teatro da obra do escritor português Fernando Pessoa, que utiliza seu heterônimo Bernardo Soares, a peça “Insônia” que está em cartaz no Teatro do Instituto Benjamim, na Urca, se baseia no “Livro do Desassossego.”

Peça “Insônia” está em cartaz no Instituto Benjamim Constant



Uma adaptação para o teatro da obra do escritor português Fernando Pessoa, que utiliza seu heterônimo Bernardo Soares, a peça “Insônia” que está em cartaz no Teatro do Instituto Benjamim, na Urca, se baseia no “Livro do Desassossego.”

A peça tem temática sobre a dor do ser humano que pensa sobre si e sobre a condição do outro na vida do dia a dia. A peça parece um pouco com uma linguagem modernista bem ao estilo do movimento cultural em que não existe ordem nos diálogos e nem no enredo do espetáculo. Essa é a primeira peça brasileira do diretor francês, Tarak Hamman, que desde 1997, vem desenvolvendo no Rio de Janeiro um projeto de extensão, que é uma pesquisa prática sobre o processo criativo do ator que deu origem ao grupo “Teatro da Passagem”, com apoio da FUNARTE.

A peça “Insônia” tem diálogos de caráter existencial que mostram não somente a dificuldade que as pessoas têm de se reconhecerem e de conhecerem o seu semelhante, já que tem a ver com um pouco de loucura no desenvolvimento do espetáculo. Os cinco atores que compõem a peça, na realidade, promovem uma bagunça organizada para mostrar a sua condição humana de pessoas que perderam a referência e tentam se reorganizar para ter um sentido lógico da temática teatral, para que o público tenha um entendimento do que se passa no espetáculo.

Com direção de Tarak Hammam baseado na obra de Fernando Pessoa, com a adaptação e pesquisa de textos do próprio diretor e da atriz Tatiana Motta Lima, “Insônia” pretende dar uma nova linguagem à produção teatral com o aperfeiçoamento da técnica individual e de grupo dos atores. No elenco da peça estão: Carlos Eduardo Cinelli, Daniela Fossaluza, Rosana Reategui, Tatiana Motta Lima e Warley Goulart. A peça “Insônia” está em temporada no Teatro do Instituto Benjamim Constant até o dia 30/5, que fica na Av. Pasteur, 350/ Tel. 543 1119- Ramais 150 e 151. Os ingressos custam R$ 8 (estudantes pagam meia entrada). As apresentações são às segundas, terças e quartas, sempre às 20h, com duração de 1hora.

“A peça é uma produção teatral que retira fragmentos do “Livro do Desassossego” do Fernando Pessoa, em que são utilizados textos desta obra. Fernando Pessoa escreveu durante a vida inteira sob o heterônimo de Bernardo Soares e nós retiramos deste texto a estrutura da temática com alguma estrutura e coerência, sendo que a adaptação foi feita pelo Diretor Tarak Hammam e pela Tatiana e conseguiu essa trajetória, que fala exatamente sobre a dor humana e de um ser humano que pensa sobre várias coisas, mas não tem o pensamento fechado, porque ele pensa e reflete muitas coisas. Na verdade é sobre esse ser humano que fala sobre si, fala sobre os outros e sobre o mundo que é o assunto da peça “Insônia”; Concluiu ator Carlos Eduardo Cinelli.