A arte e a magia de contar e ouvir histórias no SESC Vila Mariana

Em continuidade ao programa “Palavra em Movimento”, o SESC Vila Mariana traz a magia dos contadores de histórias que exploram e trabalham a sonoridade das palavras envolvendo o público em mitos, lendas, contos e muita imaginação.

A arte e a magia de contar e ouvir histórias no SESC Vila Mariana


Em continuidade ao programa “Palavra em Movimento”, o SESC Vila Mariana traz a magia dos contadores de histórias que exploram e trabalham a sonoridade das palavras envolvendo o público em mitos, lendas, contos e muita imaginação. Em abril, nas tardes de domingo, na Praça de Eventos, adultos e crianças poderão embarcar na maravilhosa aventura de, “ouvindo histórias”, entrar em contato com o imaginário, os costumes, as tradições e as origens que envolvem as culturas de diversos povos.

Francisco Marques, ator e autor da história “Chico dos Bonecos”, se apresentará no SESC Vila Mariana, com duas histórias distintas. Chico divide o roteiro de sua atividade em duas partes: na primeira ele conta a história e a chama de “Enredos”; na segunda ele ministra uma oficina que denomina “Muitos Dedos”. Dessa forma, no dia 22 ele recria algumas tramas como a de “Pedro Malasarte”, “A Fome”, “ O Futuro e o Tesouro” e o “Colecionador de Jabolôs” conversa com Relógio de Areia dando saberes e sabores às fábulas de todos os tempos. Em “Muitos Dedos” ele coordena a oficina, transformando os objetos em desafios mirabolantes, construindo o Jabolô e experimentando seus movimentos.

No dia 29, a programação muda. Em “Enredos” estão “A Lagoa e Fundo da Lagoa, “A Escada de Jacó”, “O Instrumento de Imaginar e a Máquina de Tecer Idéias” e “O Colecionador de Corrupios Conversa com os Botões”. Em Muitos Dedos, Constrói o Corrupio e experimenta os movimentos e sons. Francisco Marques é poeta, contador de histórias e desenrolador de brincadeiras. Participou da equipe de criação e redação do programa radiofônico o “Carretel de Invenções - a cidadânia nas do rádio”, pelo qual levou o Prêmio Criança. Ensinou a fazer alguns brinquedos no programa “X-Tudo” da TV Cultura de São Paulo e nas revistas “Zá”e “Nova Escola.”

O horário das apresentações é às 13h, nos dias 22 e 29/0,4 na Praça de Eventos,, com entrada grátis, sendo que o estacionamento de 1h custa R$ 5,00 e R$ 2,00 para matriculados no SESC Vila Mariana que fica na Rua Pelotas, 141. O telefone para informações é: 5080-3000.