SERRA elege Dengue como cabo eleitoral: GAROTINHO e FHC apóiam

Demitidos da Fundação Nacional de Saúde do estado do Rio de Janeiro realizam Assembléia

SERRA elege Dengue como cabo eleitoral: GAROTINHO e FHC apóiam


Por: Sucursal RJ


Os demitidos da Fundação Nacional de Saúde do estado do Rio de Janeiro (FNS) realizaram no dia 2 de abril uma Assembléia para avaliar o movimento dos mata-mosquitos e convocar a categoria para participar da caravana dos servidores federais que ocorrerá em Brasília, dia 5, e também participar da vigília da categoria que ocorrerá no dia 4/4,onde será julgada a ação pela readmissão desses funcionários.

Diante da avaliação realizada, o movimento decidiu que é necessário dar maior organização à luta, assim como propor novas formas de enfrentamento com a política NEOLIBERAL, que é cada vez mais de aumentar a massa de desempregados.

Segundo Gilson, demitido e liderança de base do Sindsprev, “o governador Garotinho prometeu lutar pela saúde da população do Rio de Janeiro e pela rea-dmissão dos mata-mosquitos, ratificou seu compromisso em uma reunião no sindicato dos metalúrgicos e nada fez. Hoje vem com este discurso de processar o ministro da saúde José Serra. Quem tem que ser processado é Serra, FHC, e inclusive Garotinho, que até agora nada fez para evitar a epidemia de dengue que continua ameaçando a população. Essa discussão é eleitoreira, porque o Garotinho é presidenciável e quer tirar proveito eleitoral. Já denunciávamos ao governador que a epidemia seria inevitável. Em nossa categoria são 8 suicídios e 34 mortos pelo pó de abate que usávamos sem proteção adequada por causa das demissões e um surto de dengue hemorrágica de proporções incontroláveis.”

Também Berriel, demitido da FNS, concorda que hoje se existe uma epidemia de dengue não é por falta de alerta da categoria. “Hoje quem está trabalhando no “combate à dengue” faz um trabalho bastante precário, tipo bombeiro: visita os locais onde já detectou o foco da doença e não faz um trabalho contínuo e sistemático. Verbas enviadas aos prefeitos foram desviadas, como por exemplo a de Nova Iguaçu, onde o prefeito Bornier foi denunciado ao Ministro Serra e ele enviou um relatório de que não havia problema, apesar do Ministério Público entender que sim. As autoridades de saúde parecem não entender que o país é tropical e que estas doenças não são atípicas, têm que ser combatidas e controladas permanentemente.

A mídia, que é bastante elitista, só começou a falar em dengue depois que ela apareceu na Zona Sul, porque sabe dos riscos de uma epidemia de dengue hemor-rágica, após a população tomar contato com a dengue 1e 2; diferentemente do INVERTA que se tornou um marco para a categoria.”

Em relação às estratégias para pressionar os Governos FHC, Garotinho e o ministro Serra para contratar os demitidos - única maneira de conter a epidemia de dengue e febre amarela no Rio e no país.


Calendário de Lutas:

4/04 - Ato no Rio, simultâneo à vigília de Brasília, com concentração no Largo do Machado e ida ao Palácio Laranjeiras para cobrar postura mais séria do Governador. À tarde, vigília na 8ª vara com audiência;

8/04 - Panfletagem no posto 2 no Leme de carta aberta sobre a epidemia de dengue, redigida em inglês e espanhol. Também haverá banquinhas com abaixo-assinado para a população apoiar a contratação dos mata-mosquitos demitidos.