Movimento Estudantil protesta em todo o país

O dia 28 de março último foi marcado como o “Dia Nacional de Mobilização de Estudantes”, com manifestações nas principais cidades do País.

Movimento Estudantil protesta em todo o país

Por: Sucursal MG



Está acesa a chama no Movimento Estudantil! E, sob a liderança de suas entidades representativas, os estudantes foram para as ruas e demonstraram toda sua indignação e apresentaram suas principais reivindicações. O dia 28 de março último foi marcado como o “Dia Nacional de Mobilização de Estudantes”, com manifestações nas principais cidades do País.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador milhares de estudantes foram às ruas e praças públicas exigindo a CPI da Corrupção e o passe livre.

Em Minas Gerais, a manifestação ocorreu no dia 29 e a capital mineira assistiu a uma manifestação colorida (porém, sem caras pintadas) e animada, dando prosseguimento à Jornada de Lutas Estudantis promovida pela UNE (União Nacional dos Estudantes).

As palavras de ordem e pauta de reivindicações dos estudantes mineiros, além da exigência da CPI da Corrupção e passe livre, foram, também, pela reserva de 50% das vagas das universidades públicas para estudantes carentes e para que seja derrubado o veto do Governador Itamar Franco ao projeto de emenda constitucional que destina 2% do Orçamento às duas universidades estaduais. Atualmente, estas universidades recebem R$ 43 milhões; se for derrubado o Veto do Governador, elas passarão a dividir a quantia de R$ 150 milhões.

Os estudantes, também, se manifestaram contra a privatização de Furnas, contra o neoliberalismo e pela apuração do acidente da plataforma da Petrobras.

É imprescindível a inserção do movimento estudantil nas lutas inadiáveis que as forças populares e progressistas terão que enfrentar na atual conjuntura de crise do capital.

Durante a passeata pelo centro de Belo horizonte, os estudantes aproveitaram, também, para comemorar a parceria que foi firmada com os perueiros: estudante portador de Carteira emitida pela UNE ou pela UBES passarão a pagar meia passagem nas peruas que fazem o transporte alternativo. Com isto, os perueiros ganham um forte aliado para pressionar a BHTrans a regulamentar a atividade, hoje considerada ilegal.