Notícias

Eleições no Peru

No dia 10 de abril deste ano, o povo peruano foi às urnas eleger seu próximo presidente, assim como membros ao Congresso e ao Parlamento Andino. O resultado desse embate democrático-burguês deixa um segundo turno onde os e as peruanas devem escolher entre uma proposta nacionalista conciliadora de classes ou um retorno à política fujimorista versão 2010: agora com “respeito aos direitos humanos”.

Eleições no Peru

No dia 10 de abril deste ano, o povo peruano foi às urnas eleger seu próximo presidente, assim como membros ao Congresso e ao Parlamento Andino. O resultado desse embate democrático-burguês deixa um segundo turno onde os e as peruanas devem escolher entre uma proposta nacionalista conciliadora de classes ou um retorno à política fujimorista versão 2010: agora com "respeito aos direitos humanos”.

Ditadura civil-militar: 47 anos do início do terror

São 47 anos do golpe, 26 anos da “redemocratização” e até o momento os torturadores não pagaram por seus crimes, muitos estão em cargos importantes do Estado, outros ainda continuam com suas cadeiras no Congresso e Senado. Os milicos estão livres atuando normalmente como se nada tivesse acontecido, ou seja, a impunidade é a marca da anistia geral e ampla que os militares fizeram em 1979.

O avanço da extrema direita no centro-sul do país

Desde as eleições federais de 2010, houve um crescimento dos grupos de extrema direita no sudeste e no sul do Brasil. Ainda que estes movimentos não tenham de fato a superdimensionada voz política conferida pela grande imprensa neoliberal e fascista, não podemos menosprezar as manifestações cada vez mais frequentes (e impunes) de homofobia, racismo e apologia à repressão.

AS "REVOLUÇÕES" ÁRABES

Texto de A. V. Kharlámenko do Partido Comunista (bolchevique) de Toda a União sobre a ofensiva imperialista sendo preparada na Líbia para saquear seus recursos e recrudescer a onda reacionária no mundo