Política

Nota de condolências do INVERTA ao Povo Russo

Nós do Jornal Inverta, expressamos nossa solidariedade e enviamos nossas condolências ao Povo russo, especialmente às vítimas e familiares dos ataques de sabotagem que as forças mercenárias realizaram neste dia 22 de março contra o Crocus City Hall, em Moscou

Carta Aberta das autoridades cubanas aos amigos de Cuba

Os inimigos da Revolução, de forma oportunista e manipuladora, tentam mais uma vez aproveitar, para fins de desestabilização, o complexo cenário econômico que estamos enfrentando. O Jornal Inverta reproduz a tradução da carta aberta que as autoridades cubanas enviaram aos amigos de Cuba, para que seja mais amplamente divulgado este sentimento do povo cubano.

Ato em Solidariedade ao povo argentino em Greve Geral contra abusos do Governo Milei em São Paulo

No dia 24 de janeiro, foi realizado em São Paulo um ato em apoio à classe trabalhadora argentina em luta contra as medidas neoliberais do atual presidente Javier Milei, aos 45 dias da sua posse. Convocada pela Confederação Geral do Trabalho e outros grupos sindicais, foi realizada uma paralisação de 24h que contou com a adesão massiva de mais de 1,5 milhão de trabalhadores e trabalhadoras em toda a Argentina.

SEMINÁRIO DE LUTAS CONTRA O NEOLIBERALISMO - DF - 2023

Tema: CRISE ORGÂNICA DO CAPITAL, GEOPOLÍTICA E O DF: AGROECOLOGIA, POLÍTICAS PÚBLICAS E O MOVIMENTO SOCIAL - Data: 22 de Novembro de 2023 - Local: Central Única dos Trabalhadores - CUT/DF - Endereço: SDS CONIC Edifício Venâncio V, Ljs 4, 14, e 22- Asa Sul - Brasília - DF

Um basta ao derramamento de sangue na Faixa de Gaza

Reiteramos a necessidade da imediata articulação das forças de paz para que seja realizado um acordo com a participação da comunidade internacional no sentido de cessar a violência e as ameaças de intensificação do genocídio planejado contra o povo Palestino.

I Seminário Estadual de Lutas Contra o Neoliberalismo em São Paulo

Neste cenário complexo e cheio de atravessamentos, podemos concluir que, se há povo lutando, se faz presente a necessidade também de haver um organismo para reunir as diversas lutas e orientá-lo, então, o I Seminário Estadual de Lutas Contra o Neoliberalismo que ocorreu na USP Leste-EACH, nos dias 29 e 30 de setembro de 2023 cumpriu com seu papel e foi um sucesso.

Viva o Jornal INVERTA e seus 32 anos de resistência! - RJ

A comemoração dos 32 anos do Jornal INVERTA, 31 de reimpressão e distribuição do Jornal Granma Internacional de Cuba em Língua Portuguesa; 19 anos do acordo comercial da Agência de Notícias Latino-americana Prensa Latina com a Inverta Cooperativa e 35 anos do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais – CEPPES começou com o Seminário de Lutas Contra o Neoliberalismo realizado no dia 23 de Setembro na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, com o tema Crise Orgânica do Capital, Geopolítica e o Estado do Rio de Janeiro.

D. Mauro Morelli, Presente!

Deixamos manifesto nosso pesar pela partida física de Dom Mauro Morelli, 88 anos, que dedicou grande parte de sua vida à luta contra a miséria, a desigualdade e a fome. Foi Bispo na Baixada Fluminense, em Duque de Caxias de 1981 a 2005, faleceu em Belo Horizonte e foi sepultado no dia 10/10/2023 em Duque de Caxias. Nós, do Inverta, do PCML e do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo gritamos bem alto: Dom Mauro Morelli – Presente!

Capital versus Trabalho

No dia 21 de setembro de 2023, o Jornal INVERTA realizará 32 anos de circulação ininterrupta no Brasil. Com ele, o Granma Internacional de Cuba também completará 31 anos de circulação no país; assim como a Agência latino-americana de notícias Prensa Latina, que assinou acordo há 19 anos com o Inverta para sua comercialização em português; e o Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) realizará 35 anos.

Meio século de um sonho do nosso heroico povo chileno

Há 50 anos, um golpe militar no Chile derrubava o governo da Unidade Popular presidido pelo socialista Salvador Allende; a coalizão que agrupava comunistas, socialistas e organizações da nova esquerda castrista foi destituída violentamente do poder em 11 de setembro de 1973, por meio de um golpe de Estado sangrento executado por militares sublevados.

1º de maio de 2023 em GOIÁS

O Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo (CNCN) esteve presente no ato unificado em torno do 1º de Maio de 2023 realizado na Praça do Trabalhador em Goiânia-Goiás. Essa atividade cumpre papel importante na organização da luta da classe operária contra o capitalismo, que explora e oprime todo o povo pobre e trabalhador.

1° de Maio em São Paulo - 2023

O 1° de Maio em São Paulo, dia internacional de luta da Classe trabalhadora, aconteceu em dois principais pontos da cidade, a praça da Sé e o Vale do Anhangabaú e contou com a participação de várias organizações e sindicatos. As manifestações foram organizadas para chamar a atenção para questões como a precarização do trabalho, desemprego e desigualdade social deixados pelo último governo e consequência da crise orgânica que se agrava no país e no mundo.

1° de Maio no Rio de Janeiro

O PCML, CNCN, CEPPES, Casa das Américas, J5J, Cooperativa INVERTA historicamente ocuparam mais uma vez a Quinta da Boa Vista – RJ pra levar sua mensagem de luta à classe trabalhadora no seu dia internacional, o 1 de Maio, através do manifesto do Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo – CNCN e do Jornal Inverta.

Apito para Cachorro

Apesar de ser considerado o líder, Bolsonaro não passa de um grande laranja a serviço dos donos capital, principais investidores para manter a matilha mobilizada e pronta para o ataque. O governo derrotado nas urnas conta com o apoio do capital, ferrenhos defensores da exploração da classe trabalhadora, eles alimentam e municiam com notícias falsas a turba que clama pelo golpe.