Cooperativa Inverta recebe visita do novo cônsul Geral de Cuba

Matéria sobre a visita do novo Cônsul-Geral de Cuba Lazaro Mendez Cabrera à sede da Cooperativa Inverta no Rio de Janeiro

No dia 11 de maio, o novo cônsul geral de Cuba, embaixador Lazaro Mendez Cabrera, realizou uma visita à sede nacional da Cooperativa Inverta, no Rio de Janeiro.


Ele foi recebido por uma comissão de camaradas que fizeram uma saudação em nome do editor chefe do Jornal Inverta, Aluísio Bevilaqua que não pode estar presente nesta ocasião, mas que em breve se reunirá com o cônsul.

 

O diplomata foi entrevistado pelo Jornal Inverta, onde falou sobre suas expectativas de trabalho no Brasil e também sobre o momento de integração vivido hoje pela América Latina. Essa entrevista sairá na íntegra na próxima edição do jornal.

Sobre o trabalho do consulado, afirmou: “Nossas expectativas de trabalho no Brasil são imensas, são anos de trabalho de meus predecessores em São Paulo, que concentra não apenas relações econômicas e comerciais com Cuba, mas também importantes relações culturais, científicas, etc. O trabalho de nosso consulado em São Paulo abrange seis estados brasileiros, numa área 13 vezes maior que a de Cuba e com uma população 10 vezes maior. Daremos continuidade ao trabalho de meu predecessor, Carlos Trejo. Teremos uma abertura e transparência total nas relações com o Brasil independente dos resultados das próximas eleições.”

O embaixador Lazaro falou também sobre a resistência cubana às agressões imperialistas: “É uma história de ataques que vai cumprir 200 anos. Os EUA sempre quiseram anexar Cuba. Ante as pretensões imperialistas está a unidade do povo cubano, que cresce cada dia mais, em torno da Revolução, como demonstrado nas últimas eleições nas quais mais de 95% da população, 8 milhões de pessoas, votaram, em um país onde o voto não é obrigatório. Ou ainda no Primeiro de Maio onde 5 milhões de cubanos desfilaram na província de Havana em apoio à Revolução, ao Partido Comunista, a Fidel e a Raúl. Essa é uma força tremenda para continuar desenvolvendo a Revolução com a convicção de que ela nunca trairá seus princípios.”

Também abordou as relações entre Brasil e Cuba: “As relações entre Brasil e Cuba com Lula foram tremendamente incrementadas. Lula é um bom amigo do povo cubano, da Revolução Cubana, de Fidel e de Raúl. Nessa terceira visita de Lula a Cuba, muito bem recebida pelo povo cubano, essas relações foram ratificadas, foram abordadas as relações entre Cuba e os EUA, assinados acordos de cooperação, linhas de crédito. Isso fortalece as relações econômico comerciais no Brasil. Essas relações convêm não apenas aos cubanos, mas também aos brasileiros. É uma relação de colaboração, de mútuo benefícios. Estamos na expectativa com o resultado das próximas eleições, já que Lula não poderá se candidatar.”

Ele deixou também uma mensagem à Juventude e ao PCML: “Contamos com nossos amigos do Partido Comunista Marxista Leninista que sempre nos apoiaram e que temos a segurança que seguirão nos apoiando. Quero que me considerem como um companheiro a mais. Espero vir bastante aqui ao Rio de Janeiro, uma cidade muito bonita, independente de seus contrastes. Sigam acreditando no povo cubano que nunca irá trair a amizade e a confiança que durante anos vocês vêm demonstrando. Da mesma forma, o povo cubano também confia em vocês. Vamos seguir a luta até a vitória final.”

Após a entrevista, o cônsul proferiu uma pequena palestra ao conjunto de companheiros que trabalham na cooperativa, seja na produção e distribuição do Jornal Inverta, na reimpressão e distribuição do Jornal Granma Internacional, ou ainda na tradução e comercialização dos pacotes de notícias da Agência Prensa Latina. Também estiveram presentes camaradas representando o Partido Comunista Marxista Leninista e o Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais. Ao final, diversos companheiros interviram, fazendo sua saudação e uma pergunta foi respondida acerca da prevenção que existe em Cuba contra os chamados “desastres naturais”. Mesmo Cuba sendo um país açoitado constantemente por furacões, quase inexistem vítimas, justamente porque não se poupam esforços e recursos quando se trata de salvar vidas e proteger o povo.

Para encerrar foi servido um coquetel e realizado um brinde. Viva as relações entre Brasil e Cuba! Viva o Socialismo! Viva Fidel! Viva Raúl!

 

Brinde à Revolução Cubana!