Ato a favor da reeleição de Dilma em Belo Horizonte

Os setores mais progressistas da capital mineira se reuniram sábado, 18 de outubro, para demonstrar seu apoio político à reeleição de Dilma Rousseff do Partido dos Trabalhadores (PT) e contra o retorno do neoliberalismo ao país.

O dia começou com um comício no conhecido bairro de Santa Tereza, liderado pelo governador eleito no primeiro turno Fernando Pimentel (PT) e o ex-presidente Lula, no qual também deram sua palavra diversos movimentos sociais e sindicatos. Logo, a militância presente e diversos movimentos ligados à cultura, principalmente os blocos de carnaval que resgatam a relação de denúncia e resistência do samba de rua, realizaram concentração na Praça da Liberdade – antiga sede do governo do estado – e desceram em clima de carnaval até a Praça de Estação, ponto histórico de concentração e luta da capital. Essa grande festa a favor da reeleição de Dilma e das mudanças que acontecem em todo o país se estendeu até altas horas da noite.

Durante os diferentes discursos na parte da manhã, os movimentos sociais e sindicatos deram prioridade às denúncias contra o candidato do PSDB Aécio Neves e sua campanha de mentiras. Entre eles, Beatriz Cerqueira, presidenta do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG), quem relatou a triste situação da educação no estado, a campanha midiática que tenta calar o sindicato e a severa perseguição sofrida pelos sindicalistas. O presidente da associação de catadores de lixo chamou a atenção para o fato de membros da associação serem literalmente comprados pela direita para defender na mídia um projeto de governo que nunca os beneficiou.

O ex-presidente Lula falou claramente sobre os dois projetos de Brasil que estão em disputa nessas eleições, denunciando inclusive a ingerência do setor financeiro internacional, através da revista The Economist. Lula deixou claro o caráter de classe do candidato opositor, cujo sobrenome permitiu que pudesse viver sempre com outras pessoas trabalhando para ele, sem se preocupar com as condições de vida do povo brasileiro. Chamou todos a estarem atentos, pois o ódio e a xenofobia crescem no país à medida que melhoram as condições de vida da classe trabalhadora.

O Comitê de luta contra o neoliberalismo e pelo socialismo de Belo Horizonte esteve presente divulgando entre setores mais progressistas a Denúncia de Golpe Eleitoral em andamento no Brasil. Diversos movimentos e personalidades apoiaram a iniciativa, destacando a riqueza das informações do documento, que não saem na mídia, e a necessidade do povo brasileiro estar alerta para as manobras aplicadas pelo imperialismo contra o país.

A tensão política que pode se observar na atual conjuntura eleitoral foi permeada por um dia de festa, onde música popular e política se misturaram. O clima de festa não tirou a seriedade e intensidade da luta que todos devemos empreender contra o neoliberalismo e seu atual candidato, que tenta associar uma ideia de “mudança” a uma proposta político-econômica que traz um passado distante e cruel de volta para a pauta política do país.

Sucursal BH