Falece presidente de Associação de Cubanos Residentes no Brasil

O presidente da Associação Nacional de Cubanos Residentes no Brasil "José Martí", Reynaldo Cué, faleceu de um infarto cardíaco e seus restos serão sepultados hoje nesta cidade.

Falece presidente de Associação de Cubanos Residentes no Brasil 

    Sao Paulo, 4 mai (PL) O presidente da Associação Nacional de Cubanos Residentes no Brasil "José Martí", Reynaldo Cué, faleceu de um infarto cardíaco e seus restos serão sepultados hoje nesta cidade. 

    O Consulado cubano aqui emitiu uma nota oficial na qual recorda que Cué foi obrigado por sua família a emigrar de Cuba em 1959, como conseqüência da "Operação Peter Pan" que mediante uma campanha de mentiras arrancou de sua terra vários milhares de crianças. 

    Destaca que Cué esteve entre os fundadores do Comitê Paulista pela Libertação dos Cinco Cubanos prisioneiros nos Estados Unidos por lutar contra o terrorismo. 

    Indica que sua experiência de luta lhe permitiu ajudar a criar uma Associação com aqueles compatriotas residentes em Brasil dispostos a defender a soberania e a dignidade de Cuba. 

    A perda de Cué ocorre a poucas horas do início, no próximo sábado, da Primeira Convenção Nacional de Cubanos Residentes em Brasil, empenho ao qual dedicou todos seus esforços. 

    O texto recorda que Cué se incorporou cedo a "Los Maceítos", nome com que se denominou a Associação de jovens cubanos que, como ele, moravam nos Estados Unidos. 

    Formado profissionalmente nos Estados Unidos, Cué residiu naquele país cerca de duas décadas até que, casado com uma brasileira, transladou sua residência para o Brasil. 

    Assinala que tanto nos Estados Unidos como no Brasil, Reynaldo Cué manteve uma intensa atividade em defesa de sua Pátria e da Revolução Cubana. 

    Evoca que por sua militância e apoio à Revolução Cubana, a ditadura militar que governou Brasil de 1964 a 1984 tentou expulsá-lo do país, mas seus advogados conseguiram ganhar o processo legal.

 


Prensa Latina