Contra a intervenção norte-americana em Nossa América

Texto de um dos panfletos do PCML(Br) distribuído à população durante a vinda de Obama

A visita do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ao Brasil é mais um passo do cerco sobre a América Latina. O Círculo de Fogo se fecha sobre Nossa América pelas razões que já conhecemos: o centro do imperialismo atingido pela crise capitalista que explodiu em 2008 intensificou o recurso às intervenções, golpes, como o de Honduras, massacres de populações civis, como no Afeganistão, e a todo o tipo de ações clandestinas de seus serviços secretos, espalhando o terror e alimentando a desagregação interna de nações.


Os acontecimentos no mundo árabe  intensificaram os problemas para os Estados Unidos e demais países imperialistas. Conforme os regimes próximos aos imperialistas entram em crise, os EUA passam a dar o troco e desestabilizar outros países da região, principalmente onde tem interesse econômicos, como a Líbia, um dos maiores exportadores de petróleo.


O imperialismo já se prepara para através da OTAN invadir a Líbia. Na sexta feira, o “Nobel da paz” Obama já anunciou que imporá militarmente o cumprimento da resolução do Conselho de Segurança. Após a mídia transformar Kadaffi no novo Saddam, assistimos a mais uma guerra imperialista sendo gestada.
Como sabemos, nessas horas os Estados Unidos se voltam para a América Latina, tratada poreles como uma espécie de reserva para quando o mundo árabe entra em turbulências tais que seus interesses ficam ameaçados.


As sete bases militares  instaladas na Colômbia apontam para nossas fronteiras, representando na prática uma escandalosa anexação da Colômbia aos interesses ianques e uma ameaça flagrante à nossa soberania. Instalam bases militares voltadas para áreas estratégicas de nosso país, como a Amazônia, e depois dizem que vêm fazer diplomacia, que estão interessados nas reservas de petróleo do pré-sal!


Enquanto isso perseguem aqueles que lutam por dignidade e defendem seus povos do massacre imperialista, como Simón Trinidad e Sonia  Rojas, patriotas colombianos extraditados e encarcerados nos Estados Unidos!


Os fatos são esses, a principal  lição  que podemos tirar é intensificar a luta contra o neoliberalismo e a intervenção imperialista.  No olho do fuçarão de uma de suas mais graves crises, os Estados Unidos recorrem a todos os meios para manter esse modo de produção, paciente terminal, mas capaz de espalhar pelo mundo  as mazelas características de sua lei fundamental: concentração de imensa riqueza num pólo e miséria, torturas e todo o tipo de sofrimento no outro.
O aparato repressivo e mobilização de todo o tipo de segurança que cerca a visita de Barack Obama ao Rio de Janeiro têm o caráter de uma operação de guerra, a área onde diz-se que o presidente vai falar vai ser cercada, intenso controle dos que entram. O que significa isso? Tanta segurança talvez assuste até mesmo a quem, sincera e pacificamente,  queira ouvir o presidente.


Contra a anexação da Colômbia pelos Estados Unidos!


Fora com todas as bases militares norte-americanas no continente!


Fora OTAN da Líbia!


Contra a anexação da Colômbia pelos Estados Unidos!

 

PCML- Br (Partido Comunista Marxista-Leninista – Brasil) / CEPPES (Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais) / Jornal INVERTA  / CLCN (Comitê Nacional de Luta contra o Neoliberalismo)