América Latina

Carta Aberta das autoridades cubanas aos amigos de Cuba

Os inimigos da Revolução, de forma oportunista e manipuladora, tentam mais uma vez aproveitar, para fins de desestabilização, o complexo cenário econômico que estamos enfrentando. O Jornal Inverta reproduz a tradução da carta aberta que as autoridades cubanas enviaram aos amigos de Cuba, para que seja mais amplamente divulgado este sentimento do povo cubano.

Ato em Solidariedade ao povo argentino em Greve Geral contra abusos do Governo Milei em São Paulo

No dia 24 de janeiro, foi realizado em São Paulo um ato em apoio à classe trabalhadora argentina em luta contra as medidas neoliberais do atual presidente Javier Milei, aos 45 dias da sua posse. Convocada pela Confederação Geral do Trabalho e outros grupos sindicais, foi realizada uma paralisação de 24h que contou com a adesão massiva de mais de 1,5 milhão de trabalhadores e trabalhadoras em toda a Argentina.

Meio século de um sonho do nosso heroico povo chileno

Há 50 anos, um golpe militar no Chile derrubava o governo da Unidade Popular presidido pelo socialista Salvador Allende; a coalizão que agrupava comunistas, socialistas e organizações da nova esquerda castrista foi destituída violentamente do poder em 11 de setembro de 1973, por meio de um golpe de Estado sangrento executado por militares sublevados.

Não morre quem semeia luz e futuro

O primeiro secretário do Partido Comunista e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, presidiu a emotiva homenagem de gala no quinto aniversário da partida física do Comandante-em-chefe.

Embaixada de Cuba recebe solidariedade de movimento social contra ataques

Após as manifestações realizadas em Cuba por centenas de pessoas manipuladas por pessoas financiadas pelos EUA para levar caos e agravar a crise provocada pela pandemia no país, agravada pelo feroz bloqueio imposto por Washington àquela nação, a representação diplomática cubana, em Brasília, foi alvo de uma ação provocativa realizada por algumas pessoas desde o dia 12 de julho.

Nota em defesa de Cuba

O Partido Comunista Marxista-Leninista Brasil (PCML-Br) condena veementemente os atos de agentes contrarrevolucionários financiados pelos eternos inimigos do povo cubano e de sua soberania, que encenaram um teatro midiático em San Antonio de los Baños e Havana para tentar destruir todos os esforços contra a pandemia de Covid-19 na ilha, instituir o caos e dividir a população.

INVERTA saúda 62 anos da Prensa Latina e sua presença no Brasil

O dia 16 de Junho de 2021 é mais um dia de trabalho em vários locais do mundo em que a Agência Latino-Americana de Notícias – Prensa Latina está presente. Todavia, algo de histórico ecoa em sua sede em Havana, capital de Cuba, e vibra em todos nós. Há 62 anos a Prensa Latina ganhava vida, ao ser fundada por gigantes da humanidade, naquele momento, jovens guerrilheiros em busca da defesa de sua Revolução Latino-Americana, que florescia no solo cubano e há mais de seis décadas ilumina com sua chama perene a América Latina e o mundo.

Saudações do PCML-Br ao VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba

O Partido Comunista Marxista Leninista-Brasil (PCML-Br), em nome dos membros de seu Comitê Central, vem por meio desta saudar o Partido Comunista de Cuba (PCC) pela realização de seu VIII Congresso neste mês de abril, 2021. Em primeiro lugar, saudar seus máximos dirigentes, em especial Raul Castro e José Ramón Machado Ventura, Primeiro e Segundo-Secretários do Comitê Central do PCC; e Miguel Díaz-Canel Bermudez, Presidente da República e membro de seu Bureau Político.