Quem desestabiliza um homem?

Ensaio de Antonio Ibiapino da Silva

Quem desestabiliza um homem ?

Havia um rei que tinha o costume de convidar os amigos para jantar em seu palácio. Eram jantares a luzes de velas. O detalhe era que as velas ficavam apoiadas nas cabeças de três gatos posicionados bem no cetro da mesa. Durante todo tempo os gatos permaneciam imóveis, fato que causava admiração a todos.

O rei se exaltava dizendo que nada desestabilizaria aqueles animais, pois haviam sido adestrados por ele próprio.

Por muito tempo os três gatos fora mexemplos incontestes de firmeza inabalável; até que um dia apareceu outro rei considerado muito sábio que fez um desafio pelo qual se proponha desestibilar os gatos. O desafio foi aceito o anfitrião sabia da capacidade de concentração de seus três animais fieis e bem treinados. Feito o acordo, uma multidão aguardava ansiosa a hora do jantar. No momento certo, a mesa foi posta e lá estavam os gatos bem no centro, serenos e imóveis cada um equilibrava uma enorme vela na cabeça; ninguém duvidava deles.

O rei que fizera o desafio colocou a mão no bolso e retirou um rato, ao colocá-lo sobre a mesa houve um grande alvoroço: os gatos saíram velozmente de suas posições para tentar agarrar o rato. As velas caíram, a mesa fora destroçada, houve um principio de incêndio e ninguém mais se entendeu. Um pequeno rato acabará com anos de história e reputação daqueles três gatos.

Episódios assim, não são somente folclore ocorrem cotidianamente na vida real. Entre nós militantes de esquerda não é raro se vê pessoas que ao longo de anos se mantiveram firmes na primeira linha da batalha, pareciam inabaláveis ao defenderem teses e princípios. Ninguém jamais imaginava desacredita-os. Mas de repente a decepção, a firmeza inquebrantável não passava de uma farsa, era um castelo de areia na beira da praia sem nenhuma consistência.

Quem desestabiliza um Homem?

A possibilidade de ter uma vida melhor, diferente das demais? Seria a força do dinheiro, o status social, afinal quem são os nossos gatos e quem os desestabilizam? Ou essas pessoas nunca tiveram nenhuma estabilidade moral? Eram apenas uma farsa alguns oportunistas esperando o momento certo para em nome do coletivo colher as benesses individuais?

Sendo assim, são lixo logo o braça da história os levarão para o monturo, moradia comum dos traidores e oportunistas.

A política como instrumento de luta e possibilidade de transformação social, não pode ser instrumentalizada como moeda de troca  para beneficiar a alguns ou pequenos grupos. Também não pode ser escada para os oportunistas. Ela só faz sentido se for usada como meio  dialético a serviço  de todos na busca do bem comum.

É assim que eu penso e se algum dia algum roto me desestabilizar só peço aos meus amigos uma coisa: não me respeitem mais. Quero pagar pela minha incapacidade moral. 

                                              Antonio Ibiapino da Silva.