CEPPES inicia curso “Manifesto Comunista em Esperanto”

Início do novo curso do CEPPES, "Manifesto do Partido Comunista em Esperanto".

CEPPES inicia curso “Manifesto Comunista em Esperanto”

Como parte do calendário de atividades 2008, o Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES) deu inicio ao curso de educação popular “Manifesto do Partido Comunista em Esperanto”. O curso teve inicio dia 8 de Março e começou com aula inaugural apresentando Língua e Literatura Marxista em Esperanto, no Departamento de Literatura da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Esperanto foi desenvolvido no final do século XIX pelo médico russo-polonês Ludwik Lazarz Zemenhof, “homem sensível aos conflitos entre os povos, via na ideia de uma língua internacional uma solução para o bíblico dilema da Torre de Babel”. Com tal objetivo, o Esperanto logo foi adotado pelo movimento revolucionário, inclusive sendo cultivado pelo países socialistas.

O curso de aproximadamente seis meses abordará a língua internacionalista e literatura marxista em Esperanto. As aulas estão dispostas na discursão de conceitos contidos no Manifesto do Partido Comunista, e a o estudo da gramática esperantista, de possui dezesseis leis gerais.

O ministrante do curso, José Leite Jr., é membro do CEPPES, escritor e professor titular do Departamento de Literatura da UFC.

José Carapinima, Sucursal/CE