Terceiro maior banco de investimentos dos EUA quebra e país estatiza bancos hipotecários

Lehman Brothers pede concordata e nem mesmo a nacionalização temporária dos dois maiores bancos de hipotecas dos EUA, FannieMae e FreddyMac, parece ter sido suficiente para estancar a crise no centro dinâmico do capitalismo mundial.

 

Terceiro maior banco de investimentos dos EUA quebra e país estatiza bancos hipotecários

 

 

Nem mesmo a nacionalização temporária dos dois maiores bancos de hipotecas dos EUA, FannieMae e FreddyMac, responsáveis por 50% de todos os financiamentos imobiliários do país, parece ter sido suficiente para estancar a crise no centro dinâmico do capitalismo mundial e evitar que transpareça a crise de superprodução em sua economia.

No último dia 15, o 4o maior banco de investimentos dos EUA, o Lehman Brothers, pediu concordata em Nova Iorque, tentando preservar seus ativos e obter ajuda do Estado. Recentemente, o país já havia enfrentado a segunda maior quebra de sua história, com a falência do IndyMac.

Em resposta ao perigo de quebra, o Federal Reserve (Banco Central dos EUA, FED por sua sigla em inglês) ampliou seu socorro com linha de crédito direta de US$ 200 bilhões. Além disso, um grupo de dez bancos internacionais também criou uma linha de US$ 70 bilhões.

Por sua vez, o 3o maior banco de investimentos do país, o famoso Merril Lynch, deverá ser comprado pelo Bank of America por , em processo de gigantesca centralização de capital típico das épocas de crise capitalista. A American International Group (AIG), gigante de seguros privados, também deve anunciar reorganização.