Niemeyer é eleito presidente de honra de centro de pesquisas

O prestigiado intelectual e arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi eleito hoje presidente de honra do Conselho Diretivo do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES).

Niemeyer é eleito presidente de honra de centro de pesquisas 

Rio de Janeiro, 14 abr (PL) O prestigiado intelectual e arquiteto brasileiro Oscar Niemeyer foi eleito hoje presidente de honra do Conselho Diretivo do Centro de Educação Popular e Pesquisas Econômicas e Sociais (CEPPES). 

    A instituição e seu órgão de teoria marxista-leninista, a revista "Ciência e Luta de Classes", promovidos pela cooperativa INVERTA, têm como objetivo pesquisar e debater sobre teoria e movimento revolucionário, formar quadros e assessorar os movimentos sociais. 

    Integram também o Conselho Diretivo o ex-governador carioca e jurista Nilo Batista, o ex-comandante Zola Florenzano, o diretor da Cooperativa INVERTA Aluisio Bevilaqua e a professora Neuzah Cerveira, nova presidenta do CEPPES, entre outros. 

    Na assembléia de reestruturação do CEPPES, celebrada na sede da Associação dos Servidores de Justiça do Trabalho, no Rio de Janeiro, o chefe de seu Departamento de Pesquisa, doutor Antonio Cícero, evocou aspectos da história do centro. 

    Posteriormente, Bevilaqua fez uma análise panorâmica da história social desde finais da Segunda Guerra Mundial (1945) até nossos dias, e falou dos temas que o CEPPES deve analisar em suas pesquisas atuais. 

    Recordou que a matriz energética provocou mudanças na estrutura do capitalismo e em sua política, levou a Washington a intervir no Meio Oriente e a desatar a guerra no Iraque, pretendendo agora fazer uma nova divisão do trabalho e converter o Brasil e outros países da América Latina em produtores de etanol para sua indústria. 

    Disse que 70% do território cultivado no Brasil está nas mãos de empresários voltados para a exportação e que, caso essa estrutura siga se aprofundando, o país deixará de produzir alimentos para satisfazer a demanda por combustíveis dos Estados Unidos. 

    O presidente estadunidense, George W. Bush, quer força de trabalho barata, energia, terras e água para aplicar sua nova estratégia de dominação, ainda que isso afete a ecologia da região, e esse modelo de produção e suas fontes de riquezas devem ser estudados - afirmou. 

    Nesse sentido, a doutora Cerveira considerou que a estrutura de exploração só pode ser superada por uma vanguarda organizada e chamou a aproveitar a atual etapa pré-revolucionária para preparar a juventude na teoria e prática da luta de classes. 

    Entre os propósitos do CEPPES, está um projeto de Casa das Américas para que Brasil deixe de olhar para Europa e se reconheça como parte do continente, e se divulguem aqui os pensamentos de próceres latino-americanos como José Marti e Simón Bolívar. 

    O CEPPES também se propõe difundir nas comunidades a programação da Telesur, desenvolver bibliotecas populares para pôr os textos básicos do marxismo nas mãos da população carente e retomar a Universidade Popular - lembrou a assembléia.



Prensa Latina