Livro “Resistência ao Golpe de 2016” é lançado no Teatro Casa Grande

No dia 31 de maio foi lançado no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, o livro “Resistência ao Golpe de 2016”, com a presença do ex-ministro da Justiça e ex-advogado geral da União, José Eduardo Martins Cardozo.

No dia 31 de maio foi lançado no Teatro Casa Grande, no Rio de Janeiro, o livro “Resistência ao Golpe de 2016”, com a presença do ex-ministro da Justiça e ex-advogado geral da União, José Eduardo Martins Cardozo.

 O livro reúne uma coletânea de depoimentos e artigos de advogados, professores, cientistas políticos, jornalistas, artistas e escritores, além de lideranças de movimentos sociais brasileiros e internacionais que denunciam o atual golpe em curso contra a democracia no Brasil. O trabalho é organizado pela professora de Direito Internacional da UFRJ, Carol Proner, pela professora da PUC e doutora em Direito, Gisele Cittadino, e pelos advogados Marcio Tenenbaun e Wilson Ramos Filho.

 Instituições não confiáveis

 Uma intervenção de destaque foi a do advogado e deputado federal Wadih Damous, um dos autores do livro, que denunciou a singularidade da atual conjuntura, afirmando que “vivemos em um país onde não podemos confiar nas instituições”, e perguntou à plateia: “Podemos confiar na Polícia Federal? Podemos confiar na Justiça? Podemos confiar na OAB? Podemos confiar na Câmara Federal? Podemos confiar no Senado?”

 O ex-ministro da Justiça e ex-advogado geral da União, José Eduardo, após seu pronunciamento, agradeceu a presença de todos ao evento, especialmente a presença da cantora Beth Carvalho, que foi convidada ao palco.

 Vestindo vermelho, e em cadeiras de rodas, a cantora afirmou que a princípio veio apenas para o lançamento do livro. “Mas me convidaram para o palco. Aceitei, claro. Afinal, tenho 51 anos de intimidade com o palco. E não adianta... não é mesmo Zé Keti?

Podem me prender / Podem me bater / Podem até deixar-me sem comer / Que eu não mudo de opinião / Daqui do morro / Eu não saio não / Se não tem água / Eu furo um poço / Se não tem carne / Eu compro um osso / E ponho na sopa / E deixa andar / Fale de mim quem quiser falar / Aqui eu não pago aluguel / Se eu morrer amanhã, seu doutor / Estou pertinho do céu”.

 Depois de recordar “Opinião”, do compositor e cantor Zé Keti, Beth Carvalho ganhou uma multidão de companheiras e companheiros. Entre os presentes no evento também estava a atriz Cristina Pereira, que após conversar com jornalistas, além do livro “Resistência ao Golpe de 2016”, deixou o Teatro Casa Grande portando um exemplar do Jornal Inverta (www.inverta.org), do qual afirmou ser leitora.

 Ao final, o ex-ministro José Eduardo Cardozo posou para fotos ao lado de alguns autores do livro e distribuiu centenas de autógrafos.

 Boca no Trombone

 Segundo a página da Frente Brasil Popular, a iniciativa de compilação do livro começou no dia 4 de março, quando o ex-presidente Lula da Silva foi abordado em casa por uma operação da Polícia Federal, sob forte aparato, e conduzido para uma sala especial do aeroporto de Congonhas, onde foi ouvido coercitivamente, fato que corrobora parte das ações golpistas envolvendo instituições como a mídia, a PF e o Judiciário.

 MV e BF