Entrevista com o candidato a deputado federal Edson Santos 1311 (PT-RJ)

Em entrevista ao Jornal INVERTA, o candidato a deputado federal pelo PT-RJ, Edson Santos (1311), falou de sua atuação no mandato que termina, da luta dos trabalhadores e, em política internacional, destacou a ousadia da presidenta Dilma de criar um novo banco junto ao grupo BRICS.

INV – Qual a importância da classe operária?

Edison Santos – A questão de classe não é apenas quantitativa. Ela é também qualitativa. A classe operária tem um diferencial nessa sociedade por conta das características de sua relação no mundo do trabalho. Isso se mantém. A formulação de Marx continua atual. Se ela é maior ou menor em função do crescimento do setor de serviços, na sociedade atual isso não retira da classe operária seu papel de ser um elemento importante na luta pela transformação da sociedade brasileira. O Brasil tem algumas características. É evidente que o setor de serviços cresce, mas por conta do estágio do desenvolvimento do capitalismo no Brasil, a classe operária ainda é um segmento social que cresce por conta das demandas que o país tem na área de infraestrutura, construção, recuperação da indústria naval. A indústria aeronáutica que tende a crescer pelo acordo que o Brasil fez com a Suécia de fabricar os caças aqui no Brasil.

Então em termos quantitativos e do ponto de vista da sua qualificação, o Brasil, neste estágio atual, tende a ver um crescimento quantitativo do segmento operário. O que é bom para a disputa que está hoje colocada.

INV – Como o candidato olha hoje para o setor de serviços, uma parcela crescente da classe operária?

ES – O setor de serviços não tem a tradição de organização de outros segmentos proletários no Brasil. Por conta de ser também um segmento novo, fruto dessa sociedade moderna atual. Acho que o tempo vai levar esse segmento à necessidade de se organizar para a defesa de seus direitos, de suas necessidades. Junto com isso vem também uma consciência de classe. Acho que vamos caminhar nesta direção. Eu acho que todas as forças que trabalham no âmbito da luta pela transformação da sociedade devem levar em conta esta nova realidade que o Brasil está vivendo. Buscarmos dialogar, pesquisar e formular políticas para este segmento. Seja o PT, que é um partido de governo, da situação, mas que não visa conservar o status quo. Sejam os partidos que têm uma característica de manterem uma luta política mais direcionada ao socialismo, que tem como referência teórica o marxismo-leninismo.

INV – O capitalismo proporciona miséria, fome e guerra no mundo. Qual a alternativa a esse sistema?

ES – Eu acho que o Brasil ainda vive um estágio de construir um estado solidário, um estado de bem estar, que garanta as condições plenas de realização do cidadão ainda no âmbito do capitalismo. Essa será uma fase longa que o mundo em transformação vai experimentar. Eu tenho uma visão de que mesmo havendo uma ruptura revolucionária na sociedade este estágio ainda será importante para o desenvolvimento pleno das forças produtivas. Muitos criticam a China, que ainda busca desenvolver suas forças produtivas. Um país que vem combatendo a desigualdade que ainda existe, principalmente entre a cidade e o campo. Lá as leis de mercado ainda têm um papel no desenvolvimento do país, mas sob o controle do estado. Tenho como referência esse exemplo da China. Assim como o exemplo da NEP no início da Revolução Russa, implementada pelo Lênin, que infelizmente morreu muito cedo. Trazendo esses exemplos para o Brasil, creio que ainda precisamos desenvolver um estado do bem-estar no Brasil. Um estado que seja solidário e que garanta o desenvolvimento do cidadão a partir do acesso ao trabalho. Um estado que tenha como obsessão a busca da liberdade e da democracia. Estamos longe disso, vide o monopólio dos meios de comunicação que têm como objetivo embrutecer a consciência dos brasileiros.


INV – Os governos de Lula e Dilma se inserem numa contratendência latino-americana às potências ocidentais. Como o candidato avalia essa conjuntura?

ES – Eu acho que estamos criando um outro ambiente de governança no mundo. Uma outra referência, até quando tem a ousadia de criar um novo banco, como o do BRICS, que vai ajudar no processo de estabilização de um determinado país que passe por alguma crise fiscal frente às dificuldades fiscais. Isso tendo como parâmetro outra visão que não a da agiotagem que caracteriza o FMI, por exemplo. Ao lado do dinheiro que o FMI envia aos países há uma série de exigências de desnacionalização da economia, de desindustrialização, de vedação da implementação de políticas públicas que iriam atender as necessidades da população. Nós já vivemos isso aqui no Brasil, uma época em que não podia haver política de saneamento, não podia haver política habitacional, nem de mobilidade urbana. Não podia ter política para recuperar a infraestrutura do país. Então a regra no período dos tucanos era vender para atender os ditames do FMI. Acho que o governo Lula e agora o governo da presidenta Dilma representam uma ruptura com isso. Não apenas sob esse aspecto, mas também do ponto de vista do resgate da dívida histórica que o Brasil tem com a população trabalhadora, em especial com a população negra neste pais. Eu realizei um debate com O Globo, na seção de opinião e contra-opinião. Eles reconheceram naquele momento que foram derrotados na questão da implementação de políticas de ação afirmativa voltadas à redução da desigualdade racial em nosso país. O Brasil teve a abolição da escravidão, sem a observância de direitos que são fundamentais para o cidadão: o acesso ao trabalho, o acesso à educação e naquele período o acesso à terra, na medida em que, naquela época, o país era eminentemente agrário. Com a abolição da escravidão, a liberdade formal, que foi colocada para a população negra, foi uma conquista que não pode ser minimizada. Foi um grande movimento civilista que ocorreu no Brasil. Um movimento que culminou com o 13 de maio, mas que de acordo com o que é a regra na história do Brasil, sempre fica pela metade. Acreditaram que as elites perdem os anéis para não perderem os dedos. No caso da abolição da escravidão, a população negra ficou relegada a um plano marginal na sociedade brasileira, o que está na origem de todo esse quadro de desigualdade que marca o nosso país ainda atualmente.

Portanto eu acho que hoje, essa fase da história do Brasil com Lula e Dilma, representa uma certa ruptura com isso, na medida em que existem políticas para segmentos que historicamente estiveram à margem das atenções do estado brasileiro.


INV – Em que projetos voltados para a população o candidato esteve ou está engajado no momento?

ES – Nós acreditamos que o país avançou do ponto de vista do bem estar material, mas existe também o lado cultural, ou espiritual do cidadão, da sua consciência. Dentro desta questão da cultura, nós temos um projeto em Brasília que é a Lei dos Mestres. Isso se traduzirá em uma política pública do estado brasileiro para com os mestres da cultura tradicional em nosso país. Sejam capoeiristas, artesãos, músicos, dançarinos. Tudo o que é tradicional e que principalmente, em sua grande maioria, tem o método de transmissão pela oralidade. Essas pessoas geralmente não têm um olhar do Estado no sentido de estimulá-los, de proteger esse segmento. Existem ideias de que para alguém ser mestre de capoeira, a pessoa tem que se graduar em educação física. Isso está errado, a capoeira pode até ser aprendida em uma faculdade de educação física se o cara tiver interesse em aprender. Mas a capoeira é uma arte do povo, uma arte da rua. Não há porque padronizá-la dentro de uma visão eurocêntrica de que é necessário fazer faculdade para ser graduado em mestre de capoeira. Nós fizemos uma lei, a lei dos mestres que visa estimular isso. A ideia dessa lei, dentre outras medidas é a de, no âmbito de um Conselho Nacional de Cultura, haver a escolha de figuras, dois mestres por estado, que de forma rotativa possam receber uma bolsa durante 4 anos para transmitirem seus conhecimentos para os jovens, principalmente para as escolas, etc. Realizarem palestras, ficarem disponíveis para passar esse conhecimento. Outros com nível de graduação maior, pelo diálogo que mantivemos com o Ministério da Cultura, receberiam uma bolsa de doutorado. Assim buscamos garantir a disseminação da cultura popular em suas mais variadas vertentes. Esse é um dos projetos que nós apresentamos e que está em discussão no Congresso Nacional. É uma das nossas iniciativas. Qual é a essência de tudo isso? O Estado tornar-se um elemento importante na proteção e na disseminação da cultura nacional. Por que? Hoje temos uma sociedade, não digo globalizada, mas globalizante, onde o Império tenta padronizar a cabeça, a cultura dos povos do mundo de acordo com sua imagem e semelhança. Cujo grande padrão é o padrão americano, que através do cinema e da música busca dominar a cabeça do mundo. Fazer a cabeça do mundo. É fundamental para o Brasil fortalecer seu sentido de nação e de pertencimento da população brasileira. Neste aspecto a questão da cultura é fundamental. Na minha opinião, os governos do PT cuidaram de uma forma muito positiva da melhoria das condições materiais da população, mas é preciso cuidar do outro lado. Realizar esta disputa ideológica, de concepção de sociedade, na qual a questão cultural tem um papel importante.

INV – Por que votar em Edson Santos?

ES – Eu acho que tenho uma história no Rio de Janeiro e no Brasil. Fui vereador durante 18 anos. Realizei algumas leis que considero importantes. A lei da meia entrada para estudantes em cinema, teatros e casas de espetáculos. O Rio foi a primeira cidade a ter a lei que institui o feriado de Zumbi dos Palmares, em 1995, por uma iniciativa nossa. Fui vereador durante dezoito anos, cuidando da cidade, depois fui deputado federal e ministro da Igualdade Racial, onde discutimos o Estatuto da Igualdade Racial, das políticas de ação afirmativa como instrumentos de combate à desigualdade em nosso país, dando oportunidades para a juventude pobre e negra chegar à universidade e ao mercado de trabalho. Acho que isso vai motivar as pessoas a votarem em Edson Santos. 1311.