Para nós sempre é 26!

“O Moncada nos mostrou o caminho a percorrer e desde aquele alto exemplo para nós sempre é 26. Sempre é 26,sempre é 26, para nós sempre é 26. A pátria é canto e amor, a pátria é luta e dever e isso do patriotismo para nós sempre é 26. Só o trabalho criador é a via de crescer e na questão do trabalho para nós sempre é 26. A ideologia é motor para avançar e vencer e em quanto à ideologia para nós sempre é 26. A consciência e o valor triunfaram sobre o ontem e desde aquele mesmo instante para nós sempre é 26”. (Carlos Puebla em Para Nosotros Siempre es 26)

 

Em São Paulo, a comemoração do 58º aniversário do que ficou conhecido na história como o Dia da Rebeldia Nacional cubana (ataque ao Quartel Moncada liderado por Fidel Castro contra a ditadura de Fulgencio Batista), contou com uma panfletagem e conversa com a população na Praça Ramos, centro da cidade, seguida de um ato no Sindicato dos Jornalistas, cujo destaque foi a participação de Calica Ferrer, amigo de infância de Ernesto Che Guevara e seu companheiro de viagem em 1953.

Calica conheceu Ernestito, como era carinhosamente apelidado, aos quatro anos de idade, quando sua família se mudou para Alta Gracia em busca de um alívio para sua asma. Ernesto e Calica mantiveram uma íntima amizade durante a infância e adolescência e em 1953 realizaram juntos uma viagem pela América Latina, no final da qual, Ernesto Guevara seguiria para a Guatemala e depois ao México, onde se juntou ao grupo de Fidel Castro e se converteu no Comandante Ernesto Che Guevara.

Atualmente Calica Ferrer vive em Buenos Aires e se dedica a estudar e difundir a figura do seu amigo e publicou um livro intitulado “De Ernesto a Che”.

Durante o ato, Calica contou diversas situações pessoais vividas com Ernesto, mas insistiu que a figura de Che deve ser recordada em sua integridade, lembrando-nos da importância do legado histórico e teórico do Comandante. Che foi muito mais do que um aventureiro, como a mídia burguesa tenta pintá-lo, foi um militante comprometido, disciplinado, estudioso e socialista.

Também compôs a mesa o representante do Consulado de Cuba, Aldo Fidel Cruces Amaro, que saudou a Revolução Cubana e relembrou a importância de seguirmos fortalecendo a Campanha Internacional pelos 5 heróis cubanos presos injustamente pelo Império.

Viva Cuba!

Viva o Movimento 26 de julho!

Exigimos a libertação imediata dos 5!

Pátria ou Morte! Venceremos!

Camila Rocha