Crise do Capital em Marx é lançado no Circuito Cultural Arte entre os Povos

O Circuito Cultural Arte entre os Povos, que na sua 4ª edição percorrerá 13 municípios do norte fluminense e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, foi aberto com uma grande festa cultural em Bom Jesus de Itabapoana-RJ.

A Inverta Cooperativa, que participa nessa edição com sua literatura em todos os municípios, esteve presente na abertura expondo seu material e sua literatura, e também organizando o lançamento no Circuito do livro Crise do Capital em Marx de Aluisio Bevilaqua. Apresentou a obra o historiador Antonio Cícero, diretor do Ceppes, que também relacionou o trabalho com a conjuntura atual.

O lançamento ocorreu em um momento dedicado à apresentação de livros, no qual também foram lançados livros sobre a área dos direitos humanos. As diferentes falas dos representantes na mesa concordaram em que vivemos hoje um momento grave que atinge todos os setores da sociedade.

Também foi apresentada a Ópera Reggae: Redescobrindo as Américas, do mesmo autor do livro, e que foi encenada pela Companhia de Arte Inverta, em uma montagem sob a direção de Luiggi Mageffesti. O texto impactou o público ao apresentar de forma clara e direta a história de saques e genocídios que marcou a formação do continente latino-americano.

Representando os povos latino-americanos, participam da abertura o cineasta argentino Carlos Pronzato, autor de diversos documentários, o artista plástico cubano Francisco Rivero, além do cantor chileno Pablo Trova. Os convidados internacionais além de apresentarem seu trabalho estarão realizando oficinas durante o circuito.

As atividades de abertura, sediadas no Espaço Cultural Luciano Bastos, no centro de Bom Jesus, ao lado da rodoviária, contaram também com apresentações teatrais, campeonato de xadrez, oficinas, exibição de curta-metragem, recital de piano e apresentação de músicos populares e eruditos e uma linda apresentação de balé que encerrou o evento.

Confira a programação do Circuito nos próximos dias:

 

 

Agosto

Dias 15 e 16: Itaperuna (RJ)

Dias 17 e 18: Confraternização em Raposo, distrito de Itaperuna (RJ),

Estância Hidromineral, com fontes locais comparadas às de Vichy, na França.

Dias 19 a 21: Laje do Muriaé (RJ)

Dias 22, 23 e 24: Cachoeiro de Itapemirim (ES)

Dias 26 e 27: Varre-Sai (RJ)

Dias 29 a 31 Itambacuri (MG)

Setembro


Dias 02 a 04:Pedra Dourada(MG)

Dias 07 e 08: Itaguara (MG)

Dias 10 e 11: Mutum (MG)

Dias 12 a 15: Sacramento, Manhuaçu (MG)

Dias 16 e 17: Ipanema (MG)

 

Sucursal RJ